20 anos após o desastre do Prestige: “Me senti muito impotente e queria chorar”

• Em 13 de novembro de 2002, o Prestige, com 77.000 toneladas de petróleo bruto, sofreu um vazamento e afundou seis dias depois na costa galega

• O trágico acontecimento mobilizou centenas de milhares de pessoas e gerou uma “maré branca” de voluntários de toda a Espanha

• Os derrames de petróleo do Prestige poluíram severamente quase 3.000 quilómetros de costa e devastaram ecossistemas e espécies

Há vinte anos, todos começamos a usar uma palavra que até então passava despercebida: alcatrão. Esta pasta preta e viscosa que grudava nas rochas, no fundo do mar e na vida selvagem tornou-se o símbolo da o pior desastre ecológico da história da Espanha. Em 13 de novembro de 2002, o navio-tanque Prestígiocom 77.000 toneladas de petróleo bruto, sofreu um vazamento devido a uma tempestade e, após seis dias de agonia, partiu-se em dois, afundando na costa da Galiza. O combustível carregado por este navio de bandeira das Bahamas acabou por manchar de luto as costas galegas, grande parte do Golfo da Biscaia e até parte de França, mas também de indignação e solidariedade.

A Galiza já havia sofrido outros derramamentos de óleo antes, mas nunca havia experimentado um desastre com essas características. O impacto internacional foi enorme. As autoridades insistiram em minimizar os perigos, mas não existiam meios nem um plano de contingência minimamente eficaz para lidar com o naufrágio. O trágico acontecimento mobilizou centenas de milhares de pessoas e gerou um “maré branca” de voluntários chegaram de toda a Espanha e de outros países para ajudar como pudessem no limpar.

Julia Noya, uma velejadora, conta como foi ao mar retirar o combustível derramado pelo Prestige. VÍDEO E FOTO: GREENPEACE

“Não vamos esquecer e nunca vamos esquecer”

julia noya, marinho que estava a apanhar amêijoas no dia do acidente, recorda em entrevista a paz verde que “naquela época, eu só sentia impotência e vontade de chorar“, mas o que ele fez foi “entrar no primeiro barco que saiu para limpar o estuário como estava, mesmo que fosse com as mãos”. nunca esquecerei”, acrescenta.

Javier Sar Vitucomodelo do Irmandade Muxia Naquela época, ele conta que a partir do momento em que viram o mar cheio de alcatrão perceberam que “seria um grande desastre“. Na sua opinião, a coisa mais importante deixada por este desastre “foi Voluntários“.”Eles foram a nossa salvação e aqueles que todos os dias retiram os resíduos da costa”, declara-se convicto, recordando a onda de solidariedade entre todas as vilas e aldeias próximas da costa galega.

A má gestão do desastre naqueles dias agravou a agitação social a ponto de gerar um movimento que inundou as ruas da Galiza e de toda a Espanha com o grito de “Nunca mais! “No começo todos nós fomos limpar porque era isso que tínhamos que fazer, mas quando terminamos saímos em massaporque era uma coisa que não dava para aguentar, tantas mentiras e tanta incompetência”, lembra Julia.

pássaro mergulhado em óleo

pássaro mergulhado em óleoPaz verde. Pierre Armestre

“Uma ferida que não foi completamente curada”

Vinte anos se passaram, mas há respingos que o mar ainda não lavou. “Foi uma ferida que levou muito tempo para cicatrizar e não cicatrizou completamente. Mas temos que seguir em frente e seguir com a vida”, diz Javier. Derramamentos de petróleo Prestige poluiu gravemente quase 3.000 quilômetros de litoral, de Portugal e Galiza à França. As atividades de pesca tiveram que parar por meses e muitos ecossistemas e espécies foram devastados, incluindo até 200.000 aves marinhas mortas, além de golfinhos, lontras, tartarugas e até focas.

Em 2016, a justiça condenou o capitão grego do petroleiro a dois anos de prisão, em tratamento médico no momento do acidente. O armador liberiano e a seguradora britânica do navio foram condenados a pagar 1.500 milhões de euros de indenização, principalmente ao Estado espanhol, enquanto a França recebeu 60 milhões de euros.

Enquanto isso, milhares de navios que transportam milhões de toneladas de mercadorias perigosas, como petróleo, continuam passando por nossas costas todos os anos. Infelizmente, outro Prestígio não é impossível. O Greenpeace denuncia “é de partir o coração ver que não aprendemos nada. poderia ser repetido hoje. Primeiro, porque ainda há navios que transportam petróleo em mau estado. E segundo, porque mais e mais combustíveis fósseis estão sendo transportados.”

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."