A Baixada do Umia, o maior evento de canoa-caiaque da Galiza

dez quilômetros longe, sobre 550 atletas e 41 clubes de toda a península -incluindo dois portugueses- são os principais ingredientes da XXVIII edição da Baixada do Umiauma prova que esteve entre as mais importantes das organizadas em Espanha, só superada pela descida do Sella entre Arriondas e Ribadesella. Alfredo Bea, Presidente da Federação Galega de Canoagem ontem tomou conta de todos esses dados e designou como o principal responsável por esta conquista o clube organizado, o Náutico O Muiño de Ribadumiaporque “para organizar tal teste não é exatamente fácil”.

O gerente técnico da entidade, José Manuel Vázquez Naviavisitou a presença de equipas de toda a Galiza, às quais equipas de Navarra, Madrid ou Aragão. Foi dada particular atenção à presença de dois clubes portugueses, o Náutica do Prado e do Fluvial Vilacondenseeste último participando no rio Umia com o objetivo de seus remadores prepararem o seletiva quem vai competir no país vizinho.

Além da presença de clubes portugueses, um dos grandes novidades afetarão a rota novamente. Tal como nos últimos anos, a produção ficará à Pont de Barrantes, com remadores em direção à foz, onde farão uma curva para subir a Umia e terminar ao nível do clubhouse, na praia de Cabanelas. Em princípio, a seca que afeta diferentes canais fluviais na Galiza não será um problema para os barcos já que o teste será realizado na maré alta “e nunca tivemos problemas”.

Uma das grandes atrações da apresentação foi a presença do remador do clube Manuel Fontán, campeão mundial em C-4 500 na cidade canadense de Halifax. Para ele, todas as felicitações dos representantes da Diputación e da Xunta, bem como do próprio Conselho de Ribadumia, cuja Presidente da Câmara David Castro vai promover uma moção para receber a Medalha da Galiza tanto para o remador como para a entidade a que pertence para “ter assim promovido a canoagem numa cidade como esta”. O clube contribuirá para a competição, válida pelo Campeonato Galego de rios e travessias, 13 barcos e 19 remadores. A cidade de Pontevedra voltará a defender o título conquistado nas duas últimas edições.

Alguns obstáculos inesperados que tiveram que ser superados

As características particulares da foz do Umia estavam prestes a avançar nesta edição da Baixada quando o Ministério do Meio Ambiente recusou pela primeira vez as licenças para sua recusa. Tanto o clube quanto a Federação recorreram com sucesso da decisão, que acabou sendo alterada poucas horas antes da apresentação do teste. Vázquez Navia denunciou esses eventos durante a coletiva de imprensa, lamentando que “os técnicos às vezes se preocupam com testes como esse e não veem os fluxos que o rio está passando”. Bea e o representante da Xunta se comprometeram a trabalhar a partir de segunda-feira para que a situação ocorrida este ano não se repita.