A sinfonia e o poder emocional da música

A música e as sensações que a acompanham, emocionantes e emocionantes, são os protagonistas do novo projeto que a Fundación La Caixa traz a Talavera em colaboração com a Câmara Municipal, uma obra que é a “jóia da coroa” das diferentes iniciativas lançadas nestes recentemente pela fundação. De mãos dadas com os acordes musicais e guiado pela batuta do famoso maestro Gustavo Dudamel, o espectador é colocado pela primeira vez no meio de uma orquestra sinfônica, no palco do Liceo Barcelona, ​​​​numa experiência imersiva baseada sobre tecnologia de realidade virtual. Depois da estreia na CosmoCaixa (Barcelona), chega a Talavera no âmbito de uma digressão que nos próximos dez anos percorrerá uma centena de cidades de Espanha e Portugal.

A prefeita de Talavera, Tita García Élez; o diretor do setor de negócios do CaixaBank, Rafael Tardón; a delegada da Fundação “la Caixa” de Castilla-La Mancha, Rosa Gómez; e o consultor de projetos Marcel Gorgori apresentou hoje na tenda Alameda “Symphony, uma viagem virtual ao coração da música”, onde os espectadores poderão desfrutar de um espetáculo único que os prenderá no coração da soul music .

O autarca destacou a importância da colaboração público-privada para atrair novos e inovadores formatos culturais para o público de Talavera, um público “que ama a cultura e pratica a cultura”. Ele ficará na cidade até o dia 9 de março.

O filme Sinfonia, promovido pela Fundação ‘la Caixa’, com a colaboração do realizador Gustavo Dudamel, foi distinguido com um dos European Heritage Awards promovidos pela organização Europa Nostra e União Europeia na categoria Educação, formação e competências, entre muitos outros.

A tradicional tenda de La Caixa está dividida nesta ocasião em duas salas de cinema. No primeiro, sem o qual não se compreenderá o segundo, pode-se desfrutar de um filme panorâmico de cerca de 12 minutos, em que três realidades diferentes são introduzidas pelos seus únicos sons, sem palavras. Em três partes do mundo, Colômbia, Nova York e uma região do Mediterrâneo, três jovens criam música através dos sons cotidianos de seus respectivos lugares, envolvendo como cada um deles está conectado aos sons e músicas de seu ambiente, claramente diferentes de um para o outro.

Vem então a segunda parte de um projeto que não deixa ninguém indiferente. Os espectadores acessarão a segunda sala onde, com o auxílio de headsets e óculos 3D, viverão uma experiência musical única em realidade imersiva, onde farão sua estreia como parte da Orquestra de Câmara Mahler de Gustavo Dudamel, em 360 graus e representando o Quinta Sinfonia de Beethoven. Sob o instrumento da realidade virtual, o espectador será um dos músicos do Liceo e, virando a cabeça, poderá viver, sentir e adquirir novas perspetivas de uma orquestra sinfónica através das diferentes famílias de instrumentos.

Depois disso, a mágica opera na oficina de um luthier, que ensina passo a passo como criar um violino, que pode até ser visto por dentro, assim como um trompete, em imagens mais que surpreendentes.

tecnologia e criatividade. O conceito visual desta experiência de realidade virtual combina a imagem real filmada em 360º (live action) com a imagem gerada por computador (CGI) e os efeitos visuais feitos por VFX, que recriam universos oníricos que também se inspiram na natureza para completar a beleza de a experiência.

As sequências gráficas tornam-se mais complexas à medida que a jornada avança e são o resultado de múltiplas camadas e texturas que se sobrepõem e se adaptam às mudanças na partitura para alcançar o percurso mais orgânico, combinando gráficos com batimentos cardíacos.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."