Anastasiya Dmytriv vence seu terceiro campeonato paraolímpico de natação AXA | Líder em informações sociais

A atleta de 14 anos de origem ucraniana natural de Almeria, Anastasiya Dmytriv, sagrou-se a melhor nadadora absoluta do Campeonato Espanhol AXA de promessas paraolímpicas de natação, que decorreu no passado fim-de-semana na piscina Valdesanchuela, em Valdemoro (Madrid).

Participaram no campeonato 109 atletas deficientes com menos de 18 anos e 28 entidades de toda a Espanha, informou esta segunda-feira o Comité Paralímpico Espanhol (CPE).

Dmytriv foi a nadadora que somou melhores resultados na competição e por isso conquistou o troféu de melhor atleta do campeonato, tal como em 2021 e 2022. Esta nadadora, portadora de um braço deficiente, estreou-se internacionalmente no ano passado na Mundial Paraolímpico de Natação na Madeira (Portugal), no qual conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.

O deportista Andaluza somou 3.363 pontos e foi acompanhado no pódio por Beatriz Lérida (2.890 pontos), castellanomanchega de 17 anos, e por Jian Wang Escanilla (2.876 pontos), catalão de 16 anos, quienes formadora parte de l’Equipe AXA de Promesas Paralímpicas de Natação.

A competição foi organizada em três categorias de idade, de acordo com o ano de nascimento do atleta: juvenil (desde 2008), infantil (2005 a 2007) e juvenil (2002 a 2004). Os resultados são apurados por meio do sistema multideficiência, no qual todos os nadadores competem juntos, independentemente do grau ou tipo de deficiência, e vence aquele que estiver mais próximo do recorde mundial de sua categoria.

VENCEDORES POR CATEGORIA

Por idade, os vencedores foram Nora Ramírez (Nadagades) e Daniel Montes (Tritons Vila-Real) em juvenis, Anastasiya Dmytriv (CN Mare Nostrum) e Adrián González (DT Castilla La Mancha) em infantis, e Beatriz Lérida (CN Valdepeñas) e Jian Wang Escanilla (FCEDF) na juventude.

No que diz respeito ao ranking por entidades, a Federação Catalã Desportiva para Deficientes Físicos (Fcedf) lidera o ranking com 292 pontos, à frente das federações valenciana (FESA) e castelhano-leonesa (FEDEACyL), com 179 e 171 pontos respetivamente. .

Um total de 46 nadadores da Federação Espanhola de Esportes para Deficientes Físicos (Feddf), 32 da Federação de Deficiência Intelectual (Feddi), 20 da Federação de Paralisia Cerebral e Lesões Cerebrais (Fedpc) e 11 da de cegos ( FEDC). Entre eles, 75 meninos e 34 meninas, de 28 clubes e entidades de todo o país.

Esta competição faz parte do projeto AXA Promising Paralympic Swimming, criado em 2011 com o objetivo de servir como etapa preliminar para atletas que possam aderir ao plano ADOP e fazer parte da seleção paralímpica espanhola em futuras competições internacionais.

O objetivo é alcançar um alto nível de desempenho em nadadores selecionados a médio e longo prazo por meio de planos de treinamento e especialização técnica, participação em competições nacionais e internacionais e apoio a treinadores e clubes, na perspectiva dos Jogos de Paris 2024.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."