Benfica elimina Dínamo de Kyiv antes da Liga dos Campeões

O Dínamo Kiev foi finalmente eliminado na terça-feira sem se apurar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de não ter conseguido ultrapassar o seu último obstáculo, o Benfica, que os derrotou na última pré-eliminatória com uma pontuação agregada aumentada.

Os portugueses venceram a segunda mão por 3-0 em Lisboa, com golos do argentino Nicolás Otamendi, Rafa Silva e do brasileiro David Neres, após vencerem a primeira mão por 2-0 na semana passada em Łódź, na Polónia.

O Dínamo é um clube com uma história no futebol europeu, mas não tinha visto nenhuma ação até agora este ano em seu campeonato após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Os jogos de qualificação para a Liga dos Campeões são os únicos que o Dínamo disputou. Eles venceram o Fenerbahce da Turquia e o Sturm de Graz para se classificar para a rodada final.

O campeonato ucraniano de futebol iniciou sua nova temporada nesta terça-feira: Shakhtar Donetsk e Metalist 1925 empataram em 0 a 0 no Estádio Olímpico de Kiev, com 65 mil lugares, em um jogo que não permitiu espectadores, no entanto, devido à guerra.

O Dínamo fará seu primeiro jogo no campeonato no domingo.

O futebol ucraniano estará representado no sorteio da fase de grupos em Istambul na quinta-feira com o Shakhtar, que conquistou seu lugar no topo do campeonato ucraniano prejudicado na temporada passada devido ao conflito com a Rússia.

O Dínamo vai participar da fase de grupos da Liga Europa.

Por seu lado, o Benfica – campeão europeu em 1961 e 1962 – vai participar no sorteio de quinta-feira com Maccabi Haifa (Israel) e Viktoria Pilsen (República Checa), também apurados na terça-feira.

O Maccabi empatou em 2 a 2 com o Estrela Vermelha de Belgrado e fez 5 a 4 no total para retornar à Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2009-10. Maccabi aproveitou um gol contra de Milan Pavkov aos 90 minutos, que colocou a bola em sua própria cerca desviando um chute livre.

Durante esta campanha, o Maccabi perdeu todos os seis jogos e marcou zero gols.

O Maccabi superou uma desvantagem de 2 a 0 após os primeiros 43 minutos do jogo de volta contra os monarcas europeus de 1991, com Daniel Sundgren provocando a reação nos acréscimos do primeiro tempo com um gol.

O time tcheco Pilsen, último da fase de grupos em 2019, também saiu de trás para derrotar o Qarabag do Azerbaijão por 2 a 1 e vencê-los pelo mesmo placar agregado.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."