BHOUT, a boutique portuguesa, mergulha na tecnologia e lança o primeiro saco de pancadas com inteligência artificial

A marca boutique sediada em Lisboa BHOUT desenvolveu o primeiro “saco de pancadas com cérebro próprio”, ou seja, utilizando inteligência artificial com tecnologia de visão computacional 3D, bem como um sistema de sensores que permitem à experiência do utilizador combinar treino e gamificação. Em fevereiro deste ano, a BHOUT arrecadou US$ 600.000 em uma primeira rodada de investimentos e está se preparando para levantar mais capital nos Estados Unidos, para onde sua sede migrará.

A BHOUT iniciou a sua jornada em agosto de 2021 com um hub boutique em Lisboa. Seu sucesso gira em torno de uma combinação de fitness, música, luzes e gamificação de estúdio. E a sequência de boxe adaptado, kickboxing e muay thai com treino funcional, bem como meditação, cativou os lisboetas, tornando-o um centro mais do que rentável; 500 clientes em um clube de 200mdeles50% de EBITDA, 80% de retenção anual e 93% de conversão de quem vai experimentar.

Por detrás deste projeto está Mauro Frota, que na altura sabia que tinha de apostar na tecnologia para quebrar fronteiras e conseguir chegar a mais utilizadores em todo o mundo. É por isso que, para além da app autodesenvolvida que tem um sistema de recompensas por treino a ser gamificado, também se propôs a desenvolver um saco de pancadas, 100% made in Portugal, com várias camadas e um núcleo composto por 85% de água para evitar qualquer risco de ferimentos.

Funcionalmente, a bolsa permite uma rotação de 180º e seus sensores calculam a força e a localização de cada golpe que o transmite com precisão ao cérebro de BHOUT. Inspirada nos videogames, a bolsa incorpora um sistema de empurrar, composto por cores e música, que ajuda a melhorar a motivação do jogador.

“Foi muito importante desenvolver uma experiência completa 100% assistida pela tecnologia para que o usuário pudesse se concentrar em seu prazer”, explica Frota.

Em fevereiro deste ano, a BHOUT arrecadou US$ 600.000 em uma primeira rodada de investimentos e está se preparando para levantar mais capital com o objetivo de ter 1.000 clubes e vender mais de um milhão de sacas nos próximos anos. Para isso, em breve mudarão sua sede para Miami, onde terão toda a equipe responsável pelo crescimento e marketing. Na Espanha, eles planejam abrir o primeiro clube até 2023.

A venda da bolsa é atualmente limitada, e para estar entre os primeiros a ter este gadget, é preciso se inscrever na lista de espera através do site.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."