Bobi, o cão mais velho do mundo, tem 30 anos e vive em Portugal

Bobi, um mastim da região do Alentejo, tem 30 anos e 267 dias. O cachorro que mora no município de Leiria, no centro de Portugal, conquistou o recorde do Guinness por ser o mais velho do mundo. “Ele não é apenas o cão vivo mais velho, mas o mais velho até hoje”, disse a organização.

O cão nasceu a 11 de maio de 1992 e viveu toda a vida com a mesma família, na localidade de Conqueiros (concelho de Leiria). Normalmente a sua raça é utilizada para proteger o gado de predadores e é conhecida em Portugal como “rafeiro do Alentejo”. Tem uma expectativa de vida de cerca de 13 anos.

Foi possível confirmar a sua idade, uma vez que está registado desde 1992 no serviço veterinário do seu município e no sistema nacional de controlo português SIAC, indica a organização Guinness Record.

Antes de Bobi, o recorde de cachorro vivo mais velho era de Spike, um Chihuahua de 23 anos, enquanto o recorde de cachorro mais velho até hoje era de Bluey (1910-1939), um pastor australiano que viveu até 29 anos. velho. anos e 5 meses.