Coloque… nas Ondas! Passar no último procedimento preliminar para poder entrar no Registro de Boas Práticas da UNESCO

Santiago de Compostela, 1 de novembro de 2022

Ponte… nas Ondas!, a candidatura conjunta da Galiza e de Portugal que aspira a ser incluída no Registo de Boas Práticas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, acaba de passar pelo último procedimento necessário antes do seu registo. O órgão de avaliação acaba de publicar relatório favorávelpelo qual recomenda o registo da proposta, que será decidida durante a 17ª Comissão Intergovernamental a realizar-se em Rabat de 28 de novembro a 3 de dezembro.

No total, quatro candidatos de todo o mundo aspiram a obter este reconhecimento. Para a Galiza, esta seria a primeira distinção nesta matéria. No relatório, que já está a ser analisado pelo Ministério da Cultura, Educação, Formação Profissional e Universidades, os examinadores felicitam os responsáveis ​​“por um dossier bem elaborado que destaca a participação” . O próprio vereador Román Rodríguez participou há poucos dias de um ato em Santiago onde expressou seu apoio à candidatura, apresentada em março de 2021 com a mediação da Xunta.

A Ponte… nas Ondas (PNO!) nasceu há mais de 25 anos nas escolas de Salvaterra de Minho e Monção e desde então não parou de crescer. Com o impulso da Associação Cultural e Pedagógica do MúsculoNUM, o objetivo é “proteger o patrimônio cultural imaterial na fronteira portuguesa-gallega mediante a criação de espaços nos que o patrimônio pode praticar e transmitir as gerações mais novas”, indica The relatório.

Cultura no sistema educacional

Esse modelo de ensino utiliza tecnologias de informação e comunicação, denominadas rádio, em sua aplicação. Precisamente, na opinião dos examinadores da UNESCO, “a combinação de rádio, educação e património cultural é uma fórmula eficaz de salvaguarda” nas escolas de ambos os lados da fronteira galego-portuguesa.

Isso, dizem eles, ‘permitiu que os jovens se envolvessem com suas próprias tradições’ e ‘aumenta a conscientização sobre a importância do patrimônio cultural imaterial’. tecnologia da informação e recursos de rádio.

“A integração da cultura imaterial no sistema educacional é outro resultado efetivo e alcançável do projeto”, conclui o relatório, que destaca os esforços para “desenvolvimento social inclusivo, diálogo intercultural e igualdade de gênero”.

Também consideram aquela Ponte… nas Ondas! “isso promoveria a paz e a cooperação entre sociedades de diferentes países”, especialmente em comunidades transfronteiriças em países em desenvolvimento. Por isso, ele acredita que o modelo é exportável internacionalmente.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."