Cristiano reaparece na primeira sessão no Qatar

Portugal desembarcou ontem à noite no Qatar, com Cristiano Ronaldo liderando a expedição. Precisamente, jogador do Manchester United foi a principal novidade da sessão realizada em solo catariano após perder o último amistoso contra a Nigéria devido a problemas gástricos. Ronaldo chamou a atenção novamente no campo de treinamento do Al-Shahaniya SC, onde mais de 200 jornalistas assistiram aos primeiros minutos do treinamento.

Além de Cristiano, Fernando Santos teve seis ausências em sessão. Diogo Dalot, Otávio, João Félix, Antonio Silva, André Silva e William Carvalho ficaram no ginásio por diferentes motivos, embora nenhum deles seja grave e possa estar à disposição do treinador para a estreia frente ao Gana, na próxima quinta-feira.

Por seu lado, Bernardo Silva foi encarregado de dar a primeira conferência de imprensa no Qatar. O jogador do City teve que responder a muitas perguntas sobre Cristiano, embora tenha deixado claro em várias ocasiões que não via nada de “estranho” na seleção.

Situação com Cristiano: “Vejo-o motivado e focado na nossa equipa, como todos nós. Essa é mais uma para ajudar nosso país a atingir seus objetivos. Não vejo muito problema, na verdade. É uma questão individual. Só foi mencionado nas últimas conferências quando Portugal tem um Mundial para jogar que é muito mais importante do que isso. Não entendo sua determinação de liberar nada, porque não há nada.”

Relacionamento com Cristiano: “Não vejo nenhum clima estranho na nossa equipe, entre Cristiano e Bruno. É assunto dele, com o clube dele, o que não me agrada, porque nem jogo neste clube. Este é um assunto que deve ser resolvido com a pessoa certa.

Posição mais confortável: “Sinto-me melhor a jogar a meio, mas sinto-me disponível para jogar na posição que o treinador achar melhor para a equipa.”

Sentimentos no Catar: “As sensações são boas. Está calor, mas o hotel está em muito boas condições, a recepção foi fantástica. Estamos muito contentes com este primeiro dia”.

Situação pessoal: “Tendo as minhas qualidades, procuro colocá-las ao máximo dentro de campo para ajudar o time. Hoje me sinto um jogador muito mais completo do que quando comecei, por méritos próprios, por ter aprendido com excelentes treinadores. Essa compreensão do jogo vai me ajudar a ajudar a seleção em tempos difíceis.”

Cristiano e United: “É uma pergunta do Cristiano. Não sou jogador do Manchester United. Mesmo que fosse, não responderia. É um clube rival, não tenho nada a ver com isso. Estamos na seleção, focados em nosso jogos. Não estamos focados na situação do Cristiano no seu clube”.

Catar: “É uma pergunta difícil porque sabemos tudo o que aconteceu. Claro que não é fácil. Todos nós nesta equipe acreditamos nos direitos humanos, nos direitos dos trabalhadores. Façam o que quiserem ou façam Nós representamos nosso país e tentamos fazer isso da melhor forma, sabendo que houve momentos na organização deste evento que não passaram bem, o que é muito triste para nós. Mas neste momento estamos muito focados em fazer o nosso trabalho da melhor forma.”

Vitória contra a Nigéria: “A vitória contra a Nigéria dá confiança. Mesmo que seja um amistoso, é sempre melhor chegar a um Mundial depois de uma vitória, em um jogo onde o time jogou bem e voltar à rotina vitoriosa. É uma Copa do Mundo, todos os times estarão cem por cento, eles vão jogar as partidas como se fosse a última de suas vidas, mas nós também. Estamos muito confiantes. Vamos defrontar uma equipa que também tem muita individualidade e tem jogado bem, mas Portugal está convicto de que as coisas vão correr bem para eles.

jornal português: “Abordamos a Copa do Mundo com muita ambição, sabendo que estamos chegando a uma competição especial, muito curta, muito imprevisível, contra grandes seleções. Sabemos que temos peso, porque é uma boa geração. Os portugueses esperam muito de nós. Estamos prontos, faremos o possível para representar o país da melhor forma. Viemos para vencer, sabendo que é uma missão difícil”.

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."