Elizabeth, uma vida paralela à da Rainha da Inglaterra

Isabel Buñuales Goñi nasceu em 1926, assim como Elizabeth II da Inglaterra. Como em tantas casas, na Misericórdia de Pamplona, ​​onde vive há cinco anos, a morte do monarca desperta interesse. Ela tem vários contemporâneos lá, eles cresceram na mesma época, em creches diferentes, mas com o mesmo entusiasmo que brincaram, se apaixonaram e choraram.
“Aquela nasceu em abril, eu a 8 de julho, disseram-me quando cheguei à maioridade”, revela Isabel Buñuales e comenta que o seu nome não é para a rainha de Inglaterra, mas para o de Portugal, cuja Igreja Católica feito um santo. Sua festa foi celebrada em 8 de julho (hoje 4 de julho). “Minha madrinha era Alejandrina e ela ia me colocar assim, mas minha mãe disse que não, que ela era Santa Elisabeth”, sorrisos acariciados pela brisa suave de setembro, cercados de roseiras no jardim das emoções. Às vezes não é preciso muita pompa para se vestir lindamente para a tarde: uma blusa colorida, calça bege e cabelo liso, coroado com um grampo simples. Seu cabelo vagueia entre cinza e prata, seus dedos arqueados como galhos de árvores veteranas e mãos envelhecidas traem o tempo de trabalho. “Não tive as preocupações da rainha, nem tantos prazeres. Mas às vezes os ricos também choram”, diz Isabel. Nasceu em Santacara, a caçula de seis irmãos. Sua mãe morreu jovem e eles permaneceram sob os cuidados de seu pai, Nemesio Buñuales Adín. “Foi tão bom”, emociona-se, lembrando-se. Eles viviam do que o campo lhes dava. Isabel era uma menina arrogante e sempre pedia vestidos. “Mas você só tem um corpo”, seu pai lhe disse. “A rainha era elegante”, admite e esclarece pouco depois: “Um bordão duro é um bordão, mas um bordão bem ornamentado…”.
Casou-se com Javier Goñi Casajús, de Murillo el Fruto, quando tinha 25 anos. “Nós dois temos Goñi, nos conhecemos através de parentes. O primeiro namorado foi meu marido. Ele trabalhava em Altos Hornos e nós moramos um tempo em Barakaldo, logo depois de chegar em Pamplona ele conseguiu um emprego nas Indústrias Zaldi”, descreve. A história até então feliz rachou com a morte prematura de Javier em um acidente de trânsito. “Tinha 42 anos, tinha 38. Fiquei com o meu filho único, de 10 anos”, admite Isabel, que por vezes foi “afligida pela tristeza”: “Mas saí de tudo com a ajuda de Deus. “Ela trabalhou durante anos como cozinheira na residência El Vergel, eles moravam em Txantrea e ela veio passar o verão no spa Fitero. Ele está feliz em Meca. “Eu a amo, como se ela sempre tivesse estado lá”, ele saboreia os passeios, “apesar dos andaimes” como ele chama o caminhante. Tem bom apetite e gosta de tudo: “Hoje acho que temos sopa de peixe e recheio”. “Tentei viver o melhor possível e não sofro”, esbanja humildade. “O mundo está cheio de orgulho”, diz ela. Ele fala com orgulho de suas duas netas. E bisnetas. Embora tenha “quebrado a alma” quando sua neta, engenheira de telecomunicações, se mudou para a Alemanha. “Uma garota solteira, uma mala, um computador e uma mochila. Como foi essa despedida? Mas agora vai mais longe. E eu também”.