Empregadores de transporte internacional falam em plena normalidade apesar da greve – Economia

O transporte rodoviário internacional nos portos, nós logísticos e passagens fronteiriças com França, Portugal e Marrocos está a funcionar com absoluta normalidade apesar da greve lançada a partir de hoje pela Plataforma Nacional de Defesa do sector dos transportes.

É o que afirma a Associação dos Transportes Rodoviários Internacionais (Astic), que afirma que a normalidade se generaliza, em particular, nos principais portos do país, como Algeciras (Cádiz), onde a plataforma finalmente cancelou a manifestação que tinha programado a partir das 10 horas desta segunda-feira.

Da mesma forma, Mercamadrid, MercaSevilla e Zona Franca de Barcelona também estão operando normalmente, segundo a referida associação patronal, que não apoia esta convocação, como é o caso das grandes associações patronais do setor.

Em comparação com a greve de março passado, de momento não se regista a presença de piquetes, explicou Astic, que então obrigou muitas empresas da associação a pararem o seu trabalho.

Astic, que rejeita esta greve por considerar que não há motivos que a justifiquem, explicou em comunicado que tem consciência de que ainda há “muitos problemas” por resolver no sector, mas defende que devem ser discutidos entre os Comissões Nacionais de Transporte Rodoviário (CNTC) e Governo. EFE

mmz/mgl/maio

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."