Enfermeiros de saúde mental celebram o seu dia internacional a 1 de setembro com um dia em Cáceres

EDITORIAL.- A Associação Espanhola de Enfermagem em Saúde Mental (Esme) e a Sociedade Portuguesa de Enfermagem en Saúde Mental vão celebrar o Dia Internacional da Enfermagem em Saúde Mental a 1 de setembro com uma conferência no Colégio de Enfermeiros de Cáceres.

Será às 11h30 quando Joan Carles March, professora da Escola Andaluza de Saúde Pública, realizará a conferência Enfermeiros e sua saúde mental em tempos de pandemia. Na inauguração estarão José María Vergeles, 2º Vice-Presidente e Ministro da Saúde e Serviços Sociais da Junta de Extremadura; Raquel Rodríguez Llanos, presidente da Escola de Enfermagem de Cáceres; Francisco Megias, presidente da Aeesme, e José Carlos Carvalho, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem em Saúde Mental.

Como eles explicam, 1º de setembro marca o nascimento de Hildegart Peplau (uma enfermeira envolvida em saúde mental e cuidados psiquiátricos), que é considerada professora de muitas enfermeiras de saúde mental por causa de sua herança. Além disso, este ano de 2022 marca precisamente o 70º aniversário da publicação de seu livro com sua Teoria das Relações Interpessoais em Enfermagem.

maior visibilidade

Da Aeesme, recorda-se que esta celebração “vai contribuir para dar maior visibilidade à profissão de enfermagem em saúde mental, dar-lhe popularidade social aumentando a sua representação coletiva no imaginário profissional e no conjunto da população”.

Os mais de 8.500 enfermeiros especializados em saúde mental em Espanha estão a juntar-se gradualmente, “embora muito lentamente em algumas comunidades autónomas, às diferentes unidades e serviços sócio-sanitários onde a sua contribuição para a atenção especializada leva a um aumento da qualidade dos cuidados de saúde mental, ” de acordo com as mesmas fontes da Aeesme.

Nos últimos dias, muitas instituições e faculdades de enfermagem provinciais os apoiaram.

“Esta decisão foi tomada durante nossa Assembleia de Membros realizada no dia 7 de abril em Pamplona e seguindo a proposta de um grupo de membros da Aeesme. Nesse dia, a associação realizará os atos comemorativos na Escola de Enfermagem de Cáceres”, conta o presidente da Aeesme, Francisco Megias.