Espanha aposta em mudança geracional no Catar

A Espanha apresentará uma nova cara na Copa do Mundo.

Não espere ver figuras históricas como Sergio Ramos, Gerard Piqué, Andrés Iniesta ou David Silva no plantel.

Em seu lugar estarão jovens como Pedri González, Gavi Páez e Nico Williams.

A Espanha conta com uma equipa muito jovem, com a qual espera conquistar o seu primeiro grande troféu desde 2012.

Aos 19 anos, Pedri já se firmou como titular da seleção.

Gavi, de 18 anos, é o jogador mais jovem a estrear e marcar pelo La Roja, de 17 anos, e recentemente conquistou o Troféu Kopa de melhor jogador sub-21 do mundo. Pedri ganhou esta honra no ano anterior.

Nico Williams completou 20 anos em julho e deixou uma forte impressão em suas duas primeiras internacionalizações pelo país.

Há também dois jovens de 19 anos, Yeremy Pino e Ansu Fati, embora este último não tenha sido convocado por não jogar muito no Barcelona.

Quase metade do elenco que irá ao Catar não tem mais de 25 anos.

“Esses caras são incrivelmente talentosos e podem trazer muito para o time”, disse o atacante Pablo Sarabia, 30, à Associated Press.

O técnico Luis Enrique, que fará sua primeira Copa do Mundo como técnico, apostou nos jovens, mas sem deixar de lado a experiência de veteranos como Sergio Busquets, César Azpilicueta, Koke Resurrección, Dani Carvajal e Jordi Alba, todos com 30 anos ou mais . .

“Temos um grupo de jovens, com alguns veteranos, que pode enfrentar qualquer rival”, disse Luis Enrique.

FRENTE

Luis Enrique aparentemente definiu bem o elenco de ataque. Álvaro Morata, Ferrán Torres, Marco Asensio, Pablo Sarabia e Pino parecem ter lugar garantido no plantel. Nico e Borja Iglesias estão fazendo barulho e também podem ser convocados.

O técnico descartou Iago Aspas, um gravemente ferido Gerard Moreno e Fati, devido a seus poucos minutos com o Barça.

Raúl de Tomás, que fez parte do processo, certamente ficará para trás, pois não jogará no seu novo clube, o Rayo Vallecano, até janeiro.

Luis Enrique disse ter uma lista de 40 jogadores aptos para integrar a equipe, mas não pretende convocar os 26 autorizados, pois não quer trazer muitos jogadores que dificilmente terão condições de jogar.

SUCESSO RECENTE

A Espanha não conquista um título desde a Copa da Europa de 2012, que coroou um ciclo brilhante em que também conquistou a Copa do Mundo de 2010 e a Eurocopa de 2008. Mas foi semifinalista da Copa da Europa de 2020 (foi eliminada pela Itália, que venceria o torneio) e finalista da Liga das Nações no ano passado (derrota contra a França).

Poucos esperavam que ele chegasse tão longe com um time em transição, mas Luis Enrique começou a entregar resultados antes do esperado.

Ele chegará a um Catar ampliado com uma vitória sobre Portugal na última rodada da fase de grupos da Liga das Nações, na qual avançou às semifinais pelo segundo ano consecutivo.

O TRAUMA DE 2018

A última participação da Espanha na Copa do Mundo, em 2018, foi marcada pela demissão do técnico Julen Lopetegui um dia antes do início do torneio.

Liderada por Lopetegui, a Espanha vinha de uma série de 20 jogos sem perder, mas foi demitido por aceitar uma oferta para treinar o Real Madrid sem primeiro informar os dirigentes da Federação Espanhola de Futebol.

A Espanha foi eliminada nos pênaltis pela Rússia nas oitavas de final de 2018. Quatro anos antes, não havia passado da primeira fase no Brasil.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."