Espanha melhora sua competitividade digital graças ao aumento dos gastos em educação e P&D | Economia

O aumento dos gastos públicos em educação, investimento em P&D, bem como melhorias na agilidade dos negócios no setor privado, colocaram a Espanha na posição 28, três posições acima de 2021 no IMD Global Digital Competitiveness Ranking.

Assim, Espanha ganha três lugares e está à frente de economias como Portugal, Itália e Grécia, embora atrás do Reino Unido, Alemanha, Bélgica, França e Irlanda.

Esse ranking de 63 economias globais para a transformação econômica de negócios, governo e sociedade por meio de tecnologias digitais é liderado pela Dinamarca, Estados Unidos e Suécia, seguidos por outros países como Cingapura, Suíça, Holanda, Finlândia, República da Coreia, Hong Kong e Canadá.

A Espanha também tem uma boa pontuação em segurança cibernética do governo, ocupando o 12º lugar, reconhecendo sua capacidade de lidar com ataques à sua infraestrutura digital. Neste aspecto, a Espanha está à frente de Portugal, Itália ou Grécia, mas atrás do Reino Unido, Alemanha, Bélgica, França e Irlanda.

A edição 2022 do Ranking mostra que as medidas de segurança cibernética serão decisivas para a competitividade e descreve as nações digitais como aquelas com uma “combinação de talentos digitais, regulamentação digital, governança de dados, atitudes digitais e disponibilidade de capital”, conforme Arturo Bris, diretor do Centro de Competitividade Global do IMD, aponta.

Este ranking anual quantifica as capacidades de 63 economias globais para adotar, revisar e usar novas tecnologias digitais para transformar práticas governamentais, modelos de negócios e sociedade.

Para isso, 54 critérios, obtidos por meio de uma combinação de dados brutos externos (dois terços do total) e respostas à Pesquisa de Opinião Executiva do IMD (um terço), foram classificados em três grupos principais: preparação para o futuro, conhecimento e tecnologia com um conjunto de subfatores em cada um deles.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."