Europa registra recorde de hectares queimados – El Sol de México

PARIS. Enquanto a alta temporada de incêndios ainda está em andamento, o número provisório de hectares queimados na Europa ultrapassou 660.000 desde janeiro, um recorde desde que há registros enquanto ainda estamos na metade da temporada de incêndios. .

Desde 1º de janeiro, os incêndios destruíram 662.776 hectares de floresta em toda a União Europeia, segundo dados do Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais (EFFIS), que produz estatísticas comparáveis ​​desde 2006 usando imagens de satélite do programa europeu Copernicus.

Você também pode ler: É assim que o tornado de fogo foi visto dentro de um incêndio na Califórnia [Video]

A região mais atingida pelos incêndios foi a Península Ibérica. Na Espanha, que sofreu duas grandes ondas de calor neste verão entre junho e agosto, 246.278 hectares foram queimados.

Atrás estão a Romênia, com 150.528 hectares queimados, e Portugal, com 75.277. A França, que foi afetada por fortes incêndios nos últimos dias, tem 61.289 hectares.

A França registrou anos piores na década de 1970, antes que os dados padronizados fossem estabelecidos a nível europeu. Mas de acordo com esses números, 2022 foi o pior dos últimos 16 anos, em grande parte devido a dois grandes incêndios sucessivos no departamento de Gironde, perto de Bordeaux, que esta semana exigiram reforços de alemães, poloneses e austríacos.

A situação também era excepcional na Europa Central. Em julho, os bombeiros levaram mais de 10 dias para controlar o maior incêndio da história recente da Eslovênia, com a ajuda da população mobilizada com tanto entusiasmo que o governo pediu aos moradores que parassem de dar aos bombeiros.

Na falta de aeronaves especializadas para combater os incêndios, a Eslovênia teve que procurar ajuda da Croácia, que enviou uma aeronave antes de trazê-la de volta para apagar seus próprios incêndios.

O recorde anterior na Europa data de 2017, quando 420.913 hectares queimaram em 13 de agosto e 988.087 hectares em um ano.

A seca excepcional que assola a Europa, somada às ondas de calor, é uma fórmula devastadora. Até agora, essas condições extremamente secas foram observadas principalmente no Mediterrâneo, e agora é exatamente isso que aconteceu na Europa Central.

Na Europa Central, as áreas queimadas permanecem baixas em comparação com os hectares destruídos na Espanha, Portugal ou França.

A continuação do aquecimento global no continente europeu ameaça acentuar a tendência.

OUÇA O PODCAST⬇️

Disponível em: uma fundição, Spotify, podcast da Apple, Google Podcasts, Deezer Sim Música da Amazônia