Florestas de alta integridade protegem da extinção as espécies que as habitam

Cientistas da Universidade do Norte da Colúmbia Britânica publicaram as descobertas na revista Ecologia e evolução da naturezaem colaboração com as universidades de Queensland, Montana State, Northern Arizona e Évora (Portugal), bem como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), The Nature Conservancy (TNC) e a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL).

Os resultados chegam em um momento muito relevante, pois em dezembro será realizada a Conferência de Biodiversidade da ONU COP15 em Montreal, Canadá, onde será apresentada uma minuta de meta para melhorar a integridade dos ecossistemas nativos. , embora esteja aguardando ratificação. por todos os países.

Dolors Armenteras, Ph.D. em Geografia, professora da Faculdade de Ciências da UNAL e co-investigadora do estudo, diz que “a ação política mais importante que as nações podem tomar para evitar a perda catastrófica de biodiversidade nas florestas tropicais é comprometer-se com um objetivo de lucro líquido na área, conectividade e integridade desses ecossistemas tão diversos, que também se aplica à Colômbia”.

Nos trópicos, as “florestas de alta integridade” são caracterizadas por uma estrutura intacta, ou seja, são florestas maduras e densas, com árvores de folha caduca cuja altura pode ultrapassar 30 m, e sem grande pressão humana.

O professor Armenteras explica que “as florestas tropicais situam-se entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio e, embora cubram apenas 14% da superfície terrestre, abrigam mais da metade das espécies de vertebrados do planeta. . 50% estão na bacia amazônica, 25% no Congo e os 25% restantes na Ásia e Austrália”.

Para realizar o estudo, os pesquisadores usaram tecnologias de sensoriamento remoto, que permitiram distinguir florestas de alta integridade de florestas degradadas.

Em seguida, usando ferramentas geoespaciais, eles criaram mapas de distribuição geográfica das espécies estudadas, com base no Banco de Dados de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Um dos primeiros passos foi calcular a área remanescente de florestas de alta integridade nas faixas de espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios que dependem exclusivamente de florestas tropicais ou estão associadas a esses ecossistemas (por exemplo, que fazem uso sazonal de como aves migratórias).

Eles então calcularam a área sob floresta intacta, ou seja, sem pressão humana, e sob cobertura florestal apenas (sem levar em conta o estado estrutural ou a pressão humana).

Com esta abordagem, avaliou-se a importância relativa da integridade florestal, condição estrutural e cobertura florestal na probabilidade de risco de extinção e no declínio populacional para cada uma das espécies e para os quatro grupos de vertebrados estudados.

Importância das Florestas de Alta Integridade

Os resultados mostram que as florestas de alta integridade são essenciais não apenas para as espécies que habitam o interior da floresta tropical, mas também para as espécies associadas que utilizam esses ecossistemas como refúgio ou sazonalmente.

Além disso, eles desempenham funções vitais de serviços ecossistêmicos, como ajudar a regular o clima global e as mudanças climáticas.

Por outro lado, contribuem para a captura de carbono e intervêm na regulação hídrica do planeta; Por exemplo, a bacia amazônica drena 20% da água doce para o mar.

Apesar dos resultados, “86% das florestas tropicais de alta integridade ainda não estão protegidas e esta é uma oportunidade de focar nas prioridades”, explica o pesquisador Armenteras.

O estudo também mostrou – mais uma vez – que nem todas as florestas são criadas iguais e que deve ser feita uma distinção entre aquelas com alta integridade e aquelas que estão degradadas, ou seja, aquelas que perderam ou estão tendendo a uma perda significativa de floresta. estrutura, funções e processos ecológicos.

Resultados do estudo

A pesquisa mostrou que a probabilidade de declínio da população de mamíferos é reduzida em 50% na região indo-malaia (que se estende do Afeganistão e Paquistão ao subcontinente indiano, sudeste da Ásia e às províncias chinesas tropicais e subtropicais de Guangxi, Yunnan e Hainan) e até 60% nos Neotrópicos (inclui América Central e do Sul, Índias Ocidentais, parte dos Estados Unidos e parte do México) em florestas de alta integridade.

Por outro lado, a probabilidade de extinção de espécies de mamíferos na região Neotropical é de 30%, enquanto na região indo-malaia é superior a 50% e na África é de 40%. Essas probabilidades são reduzidas com florestas de alta integridade.

“Portanto, podemos dizer que quando há uma floresta com 100% de integridade, essas probabilidades tendem a diminuir, mas se diminuir, as probabilidades aumentam; Em suma, quanto melhor a floresta, mais benefícios haverá para as espécies de vertebrados em estudo”, explica o Dr. Armenteras.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."