‘Futre, o português’, escudo e bandeira do Atlético em documentário

Madrid, 25 de agosto (EFE) .- Movistar + apresenta esta quinta-feira ‘Futre, o Português’, um documentário sobre o ex-jogador português, “escudo e bandeira dos adeptos” do Atlético de Madrid, que conta com testemunhos de colegas como Carlos Aguilera, o presidente do clube rojiblanco, Enrique Cerezo, e o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida.

No verão de 1987, o Atlético de Madrid adquiriu um dos jogadores mais cobiçados do momento, o recente campeão europeu com o Porto, Paulo Futre.

Este foi o ponto de partida para uma relação entre clube e jogador que ao longo do tempo se tornou inseparável e mais de três décadas depois é revisitada com a memória do seu futebol, que, nas palavras de alguns entrevistados, fez do Futre “o escudo e a bandeira de todo um hobby”.

“Foi ele quem encheu os estádios. As pessoas lotaram o estádio para ver o Futre”, diz o presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, no documentário, enquanto outro conhecido torcedor, o prefeito da capital espanhola, José Luis Martínez-Almeida , assegura que os portugueses “devolveram a ilusão aos adeptos do rojiblanco”.

O documentário conta várias anedotas relacionadas à contratação do Futre pelo Atlético, os anos vividos sob a presidência de Jesús Gil ou a renovação de Carlos Aguilera, que ocorreu depois que o zagueiro rojiblanco venceu um câncer benigno.

Paco Buyo, exportador do Real Madrid; O CEO do Atlético, Miguel Ángel Gil Marín, ou seu ex-companheiro de equipe Manuel Sánchez também aparecem no documentário.

“Agora Cristiano, outro Cristiano vem amanhã, mas o primeiro foi ‘El Portugués'”, diz Futre em seu documentário.