Futuro de Cristiano no United continua incerto

As postagens semanais de Cristiano Ronaldo nas redes sociais neste feriado geralmente o mostram seminu e musculoso, malhando ou promovendo uma de suas muitas marcas.

Manter-se relevante e visível é claramente importante para o jogador que, ao lado de Lionel Messi, é o melhor de sua geração. Mesmo nos últimos anos de sua carreira.

É por isso que para Cristiano, aos 37 anos, jogar pelo Manchester United – um dos clubes mais famosos do mundo, apesar da recente escassez de troféus – não é suficiente. Ele quer competir no maior palco e ganhar o maior número de troféus possível.

Isso leva ao atual impasse com a United, que continua a ser perturbador e perturbador com o passar dos dias.

Publicamente, Cristiano não voltou aos treinos de pré-temporada do clube inglês por ‘motivos pessoais’. A expectativa, e que o novo treinador do United, Erik ten Hag, repete constantemente, é que o craque português volte antes do início da Premier League e seja peça fundamental no seu ataque.

Mas a realidade é diferente. Aparentemente, Cristiano quer sair depois de apenas uma temporada de volta a Old Trafford, isso porque o clube não estará jogando na Liga dos Campeões e não está apto para lutar com os principais times da Premier, como Manchester City e Liverpool. . . O United terminou em sexto na temporada passada, 35 pontos atrás do City.

Assim, enquanto o resto da equipe se prepara e aprende dez métodos de Hag em uma turnê pela Tailândia e Austrália, Cristiano está em casa em Portugal com sua família enquanto seu empresário Jorge Mendes encontra seu cliente de maior sucesso. .

No momento não há compradores. E a temporada da Premier League começa em cerca de duas semanas.

“Não sei o que Cristiano disse ao clube e ao treinador”, disse o meio-campista do United, Bruno Fernandes, que também joga com Cristiano na seleção. “Eu não sei o que ele pensa, se ele quer ir embora. Eu não perguntei a ele.”

Acima do solo, o United quer manter Cristiano – o artilheiro da seleção inglesa na última temporada com 24 gols e um símbolo para o departamento de marketing – e dez Hag chamou o atacante de “incrivelmente importante”, dizendo que “não é o caso”. à venda”.

Mas por que outras equipes de elite não querem um jogador que sempre garanta gols e vitórias?

Marcar é aparentemente o objetivo do futebol, mas não é necessariamente a única coisa importante para um treinador hoje. Um certo nível de mobilidade e a capacidade de fazer parte de um grupo de pressão é importante e Cristiano não oferece isso, embora continue sendo um jogador muito atlético com a incrível capacidade de ganhar vida na área e marcar de qualquer lugar. A estrutura de uma equipe deve mudar para acomodar um elemento como Cristiano, cobrindo suas deficiências e a necessidade de torná-lo o ponto focal.

Simplificando, sua presença requer engajamento. O português é um problema e uma solução.

Então, qual é o próximo passo? Uma trégua desconfortável com o United e um retorno constrangedor a um time que jogará na Liga Europa e com poucas chances de disputar a Premiership? Ou Mendes pode negociar uma troca espetacular como fez no ano passado, quando Cristiano selou seu retorno sensacional à Inglaterra?

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."