Helvetia Anaitasuna já tem calendário

Finalmente. 25 dias após o início do Liga Asobal e depois do sorteio desta manhã no Consejo Superior de Deportes de Madrid, o Helvetia Anaitasuna e as restantes equipas da mais alta categoria do andebol nacional conheceram ontem o seu calendário de competições. Assim, o representante navarro viverá seu primeiro jogo em casa, inicialmente no sábado 3 de setembro, contra um novo promovido como Andebol Cisne.

O duelo com a equipa de Pontevedra – que o seu compatriota e treinador do Anaitasuna conhece perfeitamente Quique Dominguez– apresenta o risco acrescido ao de qualquer primeiro encontro devido à motivação e entusiasmo dos visitantes após a sua ascensão histórica.

“Eu sempre digo que o calendário é algo que você não pode influenciar, então é saber, se adaptar ao que o sorteio decide e trabalhar duro para colocar o time em forma e garantir que o sorteio seja bom -explicou o treinador do Helvetia-. depende de nós é treinar e treinar chegar nas melhores condições no dia 3 de setembro e enfrentar uma equipe recém-promovida que promete ser muito competitiva e perigosa como o Cisne”.

No segundo dia, a equipe navarra viajará para Santander para enfrentar o Sinfín, outra das equipes que sofreu na última temporada para se salvar e candidata a lutar para evitar o rebaixamento nesta. O segundo jogo em casa dos homens de Domínguez será contra um rival sempre duro e equilibrado como Ademar de León.

TODAS AS PARTIDAS DA TV

Em um sorteio especial para ser o primeiro desde que a Liga Asobal é oficialmente considerada uma liga esportiva profissional, todas as partidas serão televisionadas após o acordo anunciado ontem, pela plataforma LaLigaSportTV que, como explica a associação de clubes em um “dia histórico” para este esporte na Espanha, significará mais do que 240 jogos transmitidos e “mais andebol do que nunca”.

Albert Soler, gerente geral de esportes da CSD, explicou: “A Asobal é especial e por isso demos mais um passo no que consideramos que o esporte e o handebol deveriam ser na Espanha; e esse passo é a profissionalização Sem os clubes teríamos o grande trabalho isso está sendo feito hoje no esporte e deve ser reconhecido se queremos que a Liga Asobal seja uma das duas melhores ligas da Europa e para isso deve ser profissional para que os clubes sejam mais fortes e que todo o trabalho faça sentido.

OUTRAS COMPETIÇÕES

Nos dias 17 e 18 de dezembro acontecerá a primeira edição do call Supertaça Ibéricaque substitui a Supertaça de Espanha e na qual participarão os campeões da Liga e da Taça de Espanha (Barcelona e Fraikin Granolers) e Portugal (Porto e Sporting Lisboa). Taça Asobal acontecerá nos dias 18 e 19 de março e o Copa do Rei Oitava Final Ele o fará de 5 a 7 de maio.

As duas últimas equipes classificadas na Liga serão rebaixadas para a Divisão de Honra Prata, da qual duas equipes serão promovidas e a penúltima disputará um playoff (ida e volta) com a equipe classificada em terceiro lugar na Liga. , 7 e 10 de junho de 2023 .

HORÁRIO DE HELVETIA ANAITASUNA

1º dia (3/4-IX) / 16º (4-II-2023)
Helvetia Anaitasuna-Club Cisne
2º (10-IX) / 17º (11-II-2023)