Iglesias exige ‘respeito’ de Yolanda Díaz pelo Podemos

O exvice del Gobierno, Pablo Iglesias, foi assegurado neste domingo quepresidente debe apostar por confluir com Sumar, la plataforma de Yolanda Díaz, aunque le ha registrado que Podemos atuar com generosidade e “debe ser respeitado” como a força “mais importante” de deixei.

Iglesias, que atuou neste domingo no ato com que Podemos se rearmar antes do novo ciclo eleitoral, velou seu discurso dirigido à vice-presidente Yolanda Díaz, a quem lembrou, embora sem mencionar seu nome, que o Podemos a nomeou como candidata.

“Não há discurso mais reacionário do que aquele que diz que o problema são os partidos”, assegurou Iglesias, aplaudido por centenas de espectadores em um teatro central da Gran Vía de Madri.

ele fechou A Universidade do Podemosuma conferência realizada às portas do novo ciclo eleitoral para o qual a formação roxa acaba de escolher seus candidatos para as eleições municipais e regionais.

Algumas eleições que, como ele denunciou, alguns veem como uma “magnífica oportunidade” para Podemos e IU terem um resultado ruim porque, disse ele, “vai deixar todo o campo da esquerda aberto para uma nova esquerda que não será perseguida pelos esgotos”.

“É vergonhoso o nível de ingenuidade de tal abordagem”, alertou Iglesias, lembrando que o Podemos está avançando “como sempre fez”. “Este partido optou por um candidato que não era deste partido”, lembrou Iglesias a Díaz, a quem entregou a liderança do United We Can.

O feminismo, a rejeição da posição da UE na guerra na Ucrânia e a justificativa da esquerda irreverente que não aceita o consenso foram alguns dos eixos centrais do ato.

Iglesias denunciou que a democracia não é compatível com a extrema direita e o fascismo e, no entanto, a União Europeia não quer deixar o poder aos fascistas mas sim aos “Corbins, Mélenchons, Chipras e Belarras” porque são eles que não aceitar o consenso da OTAN.

“Mais uma vez vemos os sociais-democratas europeus votando em créditos de guerra”, disse Iglesias, que garante que a União Européia defende uma organização “armada” que serve os Estados Unidos, mas não os europeus.

“Nós podemos ser a nave-mãe”

Também Juan Carlos Monedero, ex-fundador do partido, também marcou o rumo de Yolanda Díaz: “Podemos deve ser o fornecedor da esquerda (…); aqueles que ousam (ir) contra aqueles que sempre quiseram comandar venham conosco.”

Monedero assegurou que “quem não respeita o Podemos” com suas alegrias e suas dores, seus acertos e seus erros, “não pode excitar aqueles que se entusiasmaram com o projeto Podemos”, uma organização “firme, com ideias claras e que não dá nenhuma oscilações”. “Que eles não pensem que, cedendo, vão nos amar mais”, alertou.

“Podemos é o único que faz o que diz”

A ministra da Igualdade e número dois do Podemos, Irene Montero, assegurou que o objetivo do Podemos é ficar depois dos próximos generais no governo com mais força “e sem tanta dificuldade” quanto com seus parceiros. “Ser do Podemos é fazer parte da força política que está transformando nosso país”, disse.

O Podemos, disse Montero, é “a única força política que cumpre integralmente o que diz”, que vem da “melhor tradição democrática”, a de “milhões de pessoas” que saíram às ruas mais de 15 milhões.

“Nós somos a força que fala a verdade, por mais desconfortável que seja, que diz que devemos construir uma cultura de paz, que não nos deixemos levar por discursos militaristas…”, lembrou o ministro, que apreciou que o Podemos disse a “verdade” mesmo que isso o deixasse desconfortável diante do “cinismo e hipocrisia” dos progressistas.

“Não será o PP que dirá ao Podemos quais candidatos apresentar. Obrigado, Vicky, por colocar na prisão o corrupto juiz Alba… Você é nosso candidato para regenerar a justiça em nosso país.”

Iglesias saudou a volta ao governo de Lula no Brasil e da esquerda latino-americana, a quem pediu para acabar com o poder da direita midiática, em ato no qual participaram representantes da esquerda do Chile, Argentina, Brasil, Itália , Alemanha e Portugal.

Entre a plateia estava Ione Belarra, secretária-geral do Podemos, que atualmente está de licença-maternidade devido ao nascimento de seu segundo filho.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."