Karim Benzema eleito Jogador do Ano da UEFA

Esta é a melhor época de Benzema. Os seus 44 golos em 46 jogos com o Real Madrid, entre a Liga Santander (27 golos), a Supertaça de Espanha (2) e a Liga dos Campeões (15), dos quais a sua equipa saiu campeã de todos com ele como protagonista indiscutível, falam para si próprios da jornada do internacional francês, que somou mais seis golos pela sua equipa em dez jogos na época passada. Um artilheiro definitivo.

“Tinha sido nomeado Jogador da Temporada da Liga dos Campeões 2021-22 depois de levar o Real Madrid à conquista da décima quarta Taça dos Campeões Europeus, a quinta desde que chegou ao Lyon em 2009. Com os seus 15 golos, liderou as tabelas de golos da competição”, disse a UEFA sobre a sua eleição como um dos candidatos ao prémio atribuído Quinta-feira em Istambul, local do sorteio da principal competição da Europa e da final do torneio desta temporada 2022-23, que será disputada no estádio Ataturk.

Benzema, de 34 anos, venceu Courtois na ‘final’, ‘que venceu a Liga espanhola com o Real Madrid, foi o homem do jogo na final da Liga dos Campeões depois de fazer várias defesas dignas que lhe negaram o título ao Liverpool em Paris, particularmente as de Sadio Mané e Mohamed Salah”, e Kevin de Bruyne, “nomeado Jogador da Temporada da Premier League depois de levar o City a outro título nacional, o quarto em sete temporadas com o clube inglês”, segundo a UEFA.

Benzema sucede a Jorginho na lista de vencedores, o médio internacional italiano do Chelsea, que há dois anos se proclamou campeão europeu em clubes e selecções nacionais. Robert Lewandowski já havia vencido, em 2019-20, com o Bayern de Munique e a seleção polonesa; Virgil van Dijk, em 2018-29, com Liverpool e Holanda; Luka Modric, em 2017-18, com Real Madrid e Croácia; e Cristiano Ronaldo, em 2016-17, 2015-16 e 2013-14, com Real Madrid e Portugal; Lionel Messi, que não vence desde 2014-15 (ele também ganhou em 2010-11), com o Barcelona; Franck Ribéry, em 2012-13; e Andrés Iniesta, em 2011-12.

Os três finalistas ultrapassaram o quarto classificado Robert Lewandowski com 54 pontos na votação preliminar da lista inicial de quinze jogadores (preparada pelo grupo de estudos técnicos da UEFA); Luka Modric, quinto com 52; Sadio Mané, sexto com 51; Mohamed Salah, sétimo com 46; Kylian Mbappé, oitavo com 25; Vinícius Junior, nono com 21; Virgil van Dijk, décimo com 19; Bernardo Silva, décimo primeiro com sete; Filip Kostic, também décimo segundo com sete; Lorenzo Pellegrini, décimo terceiro com cinco; Trent Alexander-Arnold, décimo quarto com dois; e Fabinho, décimo quinto com um.

Jogadores na Europa, independentemente da nacionalidade, foram eleitos com base em suas performances ao longo da temporada em todas as competições, tanto nacionais como internacionais, tanto a nível de clubes como de selecções nacionais”, explicou a UEFA.

O processo de seleção inclui um júri composto por “clubes que participaram da fase de grupos da Liga dos Campeões, Liga Europa e conferência La Liga em 2021-22 e por “um grupo de jornalistas selecionados pela mídia esportiva europeia » « Os membros do júri elegeu seus três melhores jogadores, o primeiro recebendo cinco pontos, o segundo três e o terceiro. Os treinadores não tinham o direito de votar nos jogadores da sua própria equipa”, explica a instância a caminho da eleição do vencedor.