La Jornada – Não sou embaixador do fado; Eu só cresci em um bairro onde as pessoas cantavam: Mariza

México. A fadista Mariza, uma das mais populares de Portugal, que vai visitar o México pela primeira vez, garantiu que não consegue imaginar um mundo “sem música nem amor”.

A intérprete, com 23 anos de experiência, nascida em Maputo, Moçambique, em 1973, é considerada uma embaixadora do fado no mundo e a sua voz vai fazer-se ouvir no dia 15 de novembro no Teatro de la Ciudad Esperanza Iris no segundo festival internacional de seu gênero no México e a 12ª edição do mundo.

Refira-se que o fado, a canção popular urbana de Portugal, é um género artístico declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, que é praticado em vários bairros de Lisboa.

E diz-se que Mariza o conduz por novos e ousados ​​caminhos, sem nunca perder de vista a sua alma. Desde Amália Rodrigues, nenhuma outra artista portuguesa construíra uma carreira internacional de tanto sucesso, acumulando noites triunfantes nos mais prestigiados palcos e uma lista inesgotável de prémios e distinções por todo o mundo.

Já colaborou com personalidades como Jacques Morelenbaum e John Mauceri, José Merced e Miguel Poveda, Gilberto Gil e Ivan Lins, Lenny Kravitz e Sting, Cesária Évora e Tito Paris, Vanesa Martín e Sergio Dalma, Rui Veloso e Carlos do Carmo.

Mariza, em conversa com O dia, Ela disse que estava feliz em visitar o México e comentou: “Vou levar minha música para um novo público, para uma nova cultura e é um sonho, porque sempre quis cantar.”

Direto e sincero, o intérprete se expressou: “Estou muito feliz em cantar a música raiz e a expressão cultural do meu país; Tenho orgulho em o fazer, mas não perco o meu tempo a pensar que sou uma embaixadora do fado ou uma grande representante, sou a Mariza”.

A cantora lançou-se desde cedo nesta expressão artística, porque “cresceu num bairro muito típico onde toda a gente cantava fado; Ela ainda estava lá e em vez de ter a boneca, tinha o fado; Cresci entre os cantores mais tradicionalistas”.

Ele especifica: “Esta música fala dos sentimentos da vida, do ser humano: do amor, da paixão, da doce melancolia do mar, ou seja, fala do coração; Não sei se é preciso ser português para entender a linguagem do amor”.

Aliás, “é música ligada ao mar, aos marinheiros, aos portos, ao amor, às aventuras e tudo isto se transmite nesta expressão representativa de Portugal”.

Mariza está convencida de que “a música é um alimento para a alma, porque não consigo imaginar o mundo sem ela, nem sem amor; Além disso, cura o coração, a alma e o espírito, o que é necessário hoje”.

O intérprete sustentou que a cena era sua vida. Ela acrescentou que foi uma “artista muito abençoada porque nunca fiz um show que se dissesse ruim e o público me recebeu bem; são 23 anos de muita alegria, motivação e carinho”.

Homenagem a Amália Rodrigues

No lugar de Donceles, Mariza, “num concerto muito puro” fará uma digressão com a sua discografia, mas com particular referência à cantora Amália Rodrigues, a quem presta homenagem, acompanhada por “músicos maravilhosos. Acabamos de voltar de uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá e iremos para a América do Sul. Passar pela Cidade do México também sentirá a energia da cidade e do público”, disse ele.

Depois de uma primeira edição em formato híbrido, o festival chega ao México com o tema Fado e o mar. Desde a sua primeira realização em Madrid, em 2012, este festival musical realiza-se todos os anos em importantes cidades da Europa, África, América Latina e Ásia. Em 2022, o México será o primeiro ponto de uma extensa digressão que chegará a 17 cidades em quatro continentes, muitas delas com portos, ligadas por mar e agora também pelo fado.

Para além do concerto de Mariza, às 20h30, no Teatro de la Ciudad Esperanza Iris, o dia dedicado ao fado inclui uma conferência de David Ferreira, autor de vários cursos sobre a história da música popular portuguesa, compilações editadas em disco, investigador particularmente interessado em a obra de Amália Rodrigues. fará o discurso Viva a terra seca. Fado e o mar no dia 15 de novembro às 11h no Auditório Miguel de la Torre Carbó da Faculdade de Estudos Avançados de Acatlán, onde será exibido o documentário Fado, encenação de Sofia de Portugal e Aurélio Vasques, às 12h00.

A amostra também será montada fado e o mar produzido pelo Museu do Fado e Egeac, no Corredor do Centro Cultural Acatlán, de 15 a 20 de novembro. Com exceção do concerto de Mariza, todas as atividades são gratuitas. O calendário pode ser visualizado em www.festivalfadomexico.com

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."