La Nación / Senatur incentiva o desenvolvimento turístico do Chaco

A Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) trabalha arduamente para promover a região do Chaco como destino turístico sustentável. Para isso, com o apoio da Itaipu Binacional e da Associação de Agências de Viagens e Empresas de Turismo (Asatur), realizou uma visita de dois dias de jornalistas, agentes de viagens e operadoras de turismo no Chaco Central.

O grupo teve a oportunidade de descobrir o Chaco durante um passeio de dois dias durante o qual desfrutaram do histórico circuito “Chaco Boréal” que inclui os fortes mais emblemáticos da região. Do portfólio de turismo, eles destacam que os visitantes têm sido cativados pelas diferentes experiências oferecidas por esta região, o país que combina natureza, produção, cultura e rica história.

O passeio parou no Centro de Interpretação Gran Chaco Americano, localizado na Filadélfia, Departamento de Boquerón, criado para valorizar a multiculturalidade do Chaco, sua fauna, flora e as etnias indígenas da região, um espaço multitemático, com tecnologia e interpretação trilhas onde você pode conhecer todas as espécies da região.

Pode lhe interessar: as passagens para a Argentina não serão afetadas pela mudança de itinerário após o fechamento da ponte

Foto de cortesia.

Da mesma forma, foram feitas visitas aos fortes de Isla Poí, Boquerón e Toledo, onde se conectaram com a história paraguaia que os levou à Guerra do Chaco, ocorrida de 1932 a 1935. Em Boquerón foram recebidos pelo guia Carlos Agüero, um oficial dependente do governo do referido departamento, que os transportou para a história da Batalha de Boquerón, enquanto admirava a beleza do Chaco.

Além da Fortaleza de Toledo, um grupo de 8 Museus da Cooperativa Fernheim visitou o Museu “Menno Simons Hoff”, que permite conhecer a história dos menonitas desde sua chegada ao Chaco paraguaio, e o trabalho realizado com as comunidades indígenas. Também chegaram às áreas industriais onde destacaram a força de trabalho feminina do partido Nivaclé.

Os visitantes destacaram a riqueza natural e histórica do Chaco paraguaio e avaliaram o roteiro como excelente, a fim de destacar o trabalho realizado pela Senatur, Itaipu Binacional e Asatur para promover esses espaços turísticos e históricos para que mais pessoas possam fazer parte desta região do país que tanto oferece.

Leia mais: Impacto SA comemora 40 anos projetando momentos de alto impacto

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."