La Pamplonesa oferece quatro concertos em novembro e dezembro como parte de sua programação anual

o Grupo musical La Pamplonesa programou quatro concertos para os últimos meses do ano como parte do primeiro ciclo de sua proposta anual no Théâtre Gayarre. A proposta musical, que estreia este domingo, inclui colaborações com o Conservatório Superior de Música de Navarracom a Escola de Dança do Governo de Navarra e com o director Iker Sanches Silva.

O conselheiro delegado para cultura e igualdade de gênero Prefeitura de Pamplona, Maria Garcia-Barbarena; o diretor de La Pamplonesa, J. Vicent Egea; o coordenador do grupo musical, Luis María Remesar, apresentou esta quinta-feira durante uma conferência de imprensa os meandros deste programa, cujos bilhetes já se encontram disponíveis na bilheteira e no site do Teatro Gayarre. A cerimónia de apresentação contou ainda com a presença da professora da classe de canto do Conservatório Superior de Navarra, Carmen Arbizu López, e da diretora da Escola de Dança de Navarra, Ainara Aramendia Elizalde.

Na verdade, o Proposta ‘Feche as histórias’lançado por La Pamplonesa para novembro e dezembro, recupera as colaborações de caráter educativo já realizadas em edições anteriores, criando sinergias entre novas gerações e músicos já consolidados.

Também, nesta ocasião, conta com a presença do maestro Iker Sánchez Silva, que abrirá o ciclo neste domingo, 6 de novembro, regendo La Pamplonesa em um repertório de música original para orquestra. O concerto, intitulado ‘The Rumor of Dawn’, terá lugar às 12h00, com uma duração aproximada de 80 minutos. Esta será uma oportunidade para ver os músicos de La Pamplonesa com este diretor que estreou em 2007 à frente da Orquestra Sinfônica do País Basco.

Durante estes quinze anos, Sánchez Silva foi convidado a reger algumas das melhores orquestras de Espanha, como a Orquestra Sinfónica de Tenerife, Barcelona, ​​​​Principado das Astúrias, Bilbau e a Oviedo Filarmonía. Mas também dirigiu orquestras sinfónicas em Portugal, França, Alemanha, Montenegro, Venezuela e Colômbia. Agora ele participa como maestro convidado com La Pamplonesa neste concerto matinal que convida à reflexão sobre os nomes de mulheres inspirados na natureza.

DANÇA, CANTO E MÚSICA

No âmbito das colaborações educativas, La Pamplonesa oferecerá dois concertos com a classe de canto do Conservatório Superior de Música de Navarra. Juntos vão tocar a zarzuela ‘La del manojo de rosa’, Direção de J. Vincent Egea. Composta por Pablo Sorozábal, a quem La Pamplonesa prestou homenagem em abril por ocasião do 125º aniversário de seu nascimento, “La del manojo de rosa” é uma história de amor contada através de ritmos como o pasodoble, a mazurca, o chotis, o foxtrot ou a Farruca. Os shows acontecerão nos dias 28 e 29 de novembro, coincidindo com o Festival de San Saturnino. No primeiro dia, o concerto terá lugar às oito horas da tarde e no segundo, às sete horas.

O programa terminará com o tradicional Concerto de Natal em Pamplona, que nesta ocasião contará com a colaboração especial da Escola de Dança do Governo de Navarra. A reunião será no domingo, 18 de dezembro, pela manhã, às 12h. J. Vicent Egea volta a liderar este concerto que vai combinar dança e música, duas especialidades com as quais o público poderá desfrutar de 70 minutos de ritmo, harmonia e movimento em palco. O concerto ‘Danza Navideña’ incluirá uma ampla seleção de peças variadas do repertório da dança clássica, para desfrutar do profissionalismo e bom trabalho das jovens promessas da dança navarra.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."