La Xunta e as associações profissionais de palco e música juntam mais de 70 profissionais galegos e portugueses na jornada inaugural da Culturgal

Pontevedra, 24 de novembro de 2022 A Culturgal iniciou hoje no Pazo de la Cultura de Pontevedra o seu programa de actividades, que este ano se estende por quatro dias para reservar o primeiro deles aos agentes do sector em todo o Evento profissional de promoção cénica e musical na Galiza. Os grupos Escena Gallega e Asociación Gallega de Empresas Musicais organizam este primeiro encontro da 15ª edição da feira, para o qual contam com o apoio da Xunta de Galicia.

O director da Axencia Galega das Industrias Culturais, Jacobo Sutil, participou na abertura do dia, que reúne mais de 20 gestores de programas de municípios, teatros e festivais da Galiza e norte de Portugal com cerca de cinquenta representantes de companhias de teatro, grupos musicais, promotores e distribuidores membros das associações organizadoras.

Promoção da contratação de espetáculos

Sutil sublinhou a evolução da Culturgal para esta dimensão mais profissional na procura de fomentar os negócios culturais, “uma componente crucial que esta feira deve ter como parceiro prioritário”. Nesse sentido, celebrou a adição de mais um dia ao programa em 2022 para receber profissionais que influenciam diretamente a contratação das artes cênicas e espetáculos musicais que acontecem na Galiza.

O representante do Ministério da Cultura, Educação, Formação Profissional e Universidades destacou ainda o esforço conjunto da Xunta e das duas associações galegas de artes cénicas e companhias musicais para o desenvolvimento desta iniciativa , bem como a participação de agentes vindos de Portugal. . “A nossa difusão cultural do outro lado do Minho é um destino natural que devemos valorizar e cuidar nos dois lados da fronteira”, acrescentou.

Esta jornada profissional durará até às 18h30. em torno de ações de networking, apresentações, colóquios e tours de negócios sob a forma de encontros personalizados, focando-se sobretudo nos programadores dos espaços associados à Rede Galega de Teatros e Auditórios, sem descurar a restante programação que acomoda as cenas representadas neste profissional dia. Além disso, este primeiro dia de actividade acolherá a reunião da comissão artística do referido circuito de espectáculos, que a Xunta promove juntamente com cerca de quarenta entidades locais de toda a Galiza.

A Culturgal estará aberta ao público a partir de amanhã sexta-feira e vai oferecer até domingo um vasto leque de atividades para as quais o Ministério da Cultura, Educação Nacional, Formação Profissional e Universidades contribui com a organização direta de trinta eventos. Haverá workshops, apresentações, shows e performances de palco, que acontecerão tanto no ficar de la Xunta como no resto dos espaços da feira.

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."