Lucia Cortez Llorca mantém-se à porta dos quartos-de-final do torneio do Porto

A Federação Internacional de Tênis (ITF) é o órgão regulador do tênis mundial. (Infobase)

Lúcia Cortez LlorcaTenista espanhola, camisa 473 do WTA, está ausente das oitavas de final do torneio Porta depois de perder por 6-2 e 6-2 contra Pacote ChloéFrancês, número 157 da WTA e cabeça-de-chave 7. Após este resultado, podemos continuar a ver o vencedor da partida na próxima fase do torneio Portaas quartas de final.

As estatísticas mostram que Paquet conseguiu quebrar o saque do adversário 6 vezes, teve 66% de eficiência no primeiro saque, cometeu 4 faltas duplas e conseguiu ganhar 60% dos pontos no saque. Já a espanhola conseguiu quebrar o saque da rival duas vezes, teve 57% de aproveitamento no primeiro saque, cometeu 6 faltas duplas e conseguiu 43% dos pontos de saque.

Paquet enfrentará o vencedor da partida em que se enfrentarão nas quartas de final Maria Bondarenko e italiano Lucrécia Stefanini.

no torneio Porta (ITF Portugal 01A) 46 tenistas competem. Além disso, acontece de 29 de janeiro a 5 de fevereiro em pista dura coberta.

Tênis, um esporte popular

O tênis é considerado um esporte clássico. A cada ano, quatro torneios (chamados “Grand Slams”) atraem toda a atenção do mundo: a temporada começa com o Aberto da Austráliacontinuar com a pista de terra de Roland Garrosem seguida, muda-se para Londres com a celebração do wimbledon e eventualmente acaba nos Estados Unidos com o Aberto dos Estados Unidos.

No resto do ano, os jogadores continuam jogando em todo o mundo, completando temporadas em diferentes superfícies: pista dura ou rápida, argila Isso é Relva.

tênis nasceu em Europa no final do século XVIII e desde 1926 é um esportes profissionais após a criação do primeiro tour. Foi particularmente popular entre as classes altas em países de língua inglesa, mas hoje é um esporte mundial. divide em duas categorias: a competição masculina (ATP) e feminina (WTA).

ATP

o ATP (Association of Tennis Professionals) é a associação de tenistas profissionais que reúne jogadores de todo o mundo na categoria masculina.

O circuito ATP organiza vários torneios ao longo do ano: ATP Masters 1000 (onde o vencedor do torneio receberá 1000 pontos para somar no ranking ATP), ATP 500 e ATP 250. Abaixo destes torneios, numa fase inferior estaria o ATP Challenger Tour, onde competem as futuras estrelas do tênis mundial. Além disso, ele também é responsável pelos torneios do Grand Slam.

A luta para ser o melhor da história ainda é latente entre os homens. o espanhol Rafael Nadaleles Sérvio Novak Djokovic e os suíços Roger Federer eles competem para quebrar todos os recordes e vencer o maior número de torneios do Grand Slam. Os três jogadores são conhecidos como ‘três grandes‘ na frente das novas gerações ou ‘Next Gen’.

Essas potenciais futuras estrelas do tênis entraram com força no circuito mundial de tênis, como no caso da jogadora grega Stefanos Tsitsipasdo italiano Matteo Berretinialemão Alexandre Zverev ou os russos Medvedev Sim rublev.

Novak Djokovic atualmente detém o recorde de semanas no número 1 no ranking ATP, seguido de perto por Roger Federer, o lendário jogador americano Pete Sampras, Iván Lendl e Jimmy Connors.

WTA

o WTA (Associação Feminina de Tênis) foi fundada em 1973 pela famosa ex-tenista Billie Jean King. A californiana soma 39 títulos de Grand Slam em sua fase ativa e é uma referência e um ícone do tênis mundial.

Hoje, muitas tenistas estão competindo para permanecer no topo da elite do tênis mundial e superar Stefanie Graff ou Serena Williams. Jogadores como o polonês Iga Świątek (campeão de Roland Garros em 2021), o grego Maria Sakkari Isso é Paula Badosa (o primeiro vencedor espanhol de Indian Wells) luta para se manter no top 10 do ranking WTA.

No ano de 2022, o tenista australiano Asleigh Barty anunciou sua aposentadoria definitiva do mundo do tênis e encerrou uma carreira impressionante com vários torneios do Grand Slam atrás dele. Agora é a chance de outros jogadores assumirem e se tornarem o número 1.