Mais de 150 profissionais de robótica de vários países reúnem-se num congresso que começa esta quarta-feira em Saragoça

Mais de 150 profissionais de Espanha e outros países, Portugal preferencialmente participarão no V Congresso Ibérico de Robótica que decorrerá no Auditório, entre quarta-feira 23 de novembro e sexta-feira 25em que serão divulgados os últimos avanços nesta área e projeções futuras, com suas implicações para o ambiente de trabalho, entre outros.

Foi o que explicou o vice-prefeito e vereador da Cultura e Projeção Externa do Câmara Municipal de Saragoça, Sara Fernandez; o chefe do grupo de pesquisa RoPeRT do Instituto de Pesquisas de Engenharia de Aragão (I3A), Luis Montano; e o presidente da comissão organizadora, Danilo Tardioli.

Em entrevista coletiva, o vice-prefeito agradeceu a escolha Saragoça para esta reunião bienal porque é “muito importante como cidade para sediar congressos e eventos profissionais porque possui boas instalações e serviços coordenados de Saragoça-Congresso”.

Espera que os mais de 150 profissionais de diversos países que assistirão guardem “boas recordações de Saragoça” e considera que o tema que os desperta “É muito importante para toda a sociedade porque vamos falar de um sistema autônomo de navegação ou sistemas de percepção para interpretar o ambiente”entre outros.

Sara Fernández antecipou que este congresso será uma “montra” para as empresas nacionais e aragonesas, em que será anunciado o “bom trabalho” dos projetos de pesquisa da Universidade de Zaragoza e, em particular, do I3A.

O presidente da comissão organizadora, Danilo Tardioli, disse que esta quinta edição do congresso foi adiada de 2021 para este ano devido à pandemia e que em 2023 será em Coimbra. Os participantes vêm de Espanha, Portugal, Alemanha, Sérvia, América do Sul e Japão. Embora seja um evento ibérico, está aberto a todas as áreas de investigação de todo o mundo, Especificadas.

Serão desenvolvidas apresentações técnicas com os últimos avanços em pesquisa e serão apresentados projetos avançados de empresas espanholas no campo da robótica. que vão debater em mesa redonda os temas e a transferência de tecnologia para o setor industrial e para a sociedade. Serão quatro sessões conduzidas por outros tantos investigadores de Sevilha, Nuremberga (Alemanha), Miño (Portugal) e outro de Zurique agora a residir no Chipre. Eles falarão sobre os próximos avanços da robótica no campo da direção autônoma, resgate ou percepção para ver através de câmeras.

robôs contra humanos

O chefe do grupo de pesquisa RoPeRT, Luis Montano, forneceu os dados de que o crescimento anual de robôs instalados em todas as áreas é de 30 a 40%. Espanha ocupa o décimo lugar em robôs industriais instaladosque é o que eu tinha antes da pandemia.

Os empregos que serão cortados são difíceis de avaliar, reconheceu, mas destacou que, segundo dados do fórum de Davosestima-se que a substituição de trabalhadores pode ser de 75 milhões, mas cerca de 133 milhões de novos serão criados, então haverá uma melhoria acentuada para a qual é necessário treinamento contínuo.

Montano acrescentou que o perfil dos empregos vai mudar e por isso a capacitação contínua é importante. e a própria universidade oferece essa oportunidade de melhorar para facilitar essa transição para programadores de robôs.

Além disso, a robótica criará condições de vida cotidiana que melhorarão a produtividade e a segurança, aumentarão a qualidade do produto e a qualidade da vida cotidiana. Em caso de condução autónomaos avanços atuais vêm da pesquisa em robótica nos últimos anos e prevêem que melhorará a capacidade de pessoas com problemas de mobilidade. “A maioria dos acidentes se deve a erro humano e a máquina não vai aguentar, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, reconheceu.

Outros avanços que serão discutidos são esqueletos robóticos para pessoas com mobilidade reduzida, que são controlados por sinais biológicos do cérebro, o que resultará numa melhoria significativa das condições de vida destas pessoas com mobilidade reduzida.

Da mesma maneira, os robôs substituirão as pessoas em ambientes poluídos e perigosos, entre os quais citou a construção de túneis, rodovias ou sistemas ferroviários, além de trabalhos em minas.

“Existem desafios – disse Montano- a serem resolvidos e não serão resolvidos por muitos anos, mas o congresso aponta para a autonomia dos robôs com menos supervisão humana e que são independentes.

O I3A atua na área de robótica há cerca de 40 anos e participa de projetos nacionais e internacionais para que possam ser transferidos para empresas e não fiquem no laboratório.

Assim, atua em áreas como aplicações de navegação autônoma em ambientes subterrâneos, como galerias, cavernas ou minas; e na interpretação de cenas e gestos da atividade humana sem a intervenção explícita da fala.

A colaboração entre robôs e humanos em negócios também é estudada, o desenvolvimento de próteses para melhorar a visão, acessando a capacidade cerebral, ou endoscopias médicas para tornar uma intervenção menos invasiva.

Montano destacou que o I3A ministra um mestrado internacional, com capacidade para cerca de 30 alunos “muito conceituados” por ano que permite a realização de estágios ou estadias em empresas com as quais haja relação e depois há a possibilidade de ser contratado porque tem “bom prestígio”.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."