Marroquinos recebem sua seleção histórica

Dezenas de milhares de marroquinos exultantes deram as boas-vindas à sua seleção nacional de futebol, que superou as previsões mais otimistas e terminou em quarto lugar na Copa do Mundo no Catar.

Os torcedores invadiram as praças, avenidas e ruas, tanto em Rabat quanto em seus arredores. Eles acenderam sinalizadores, agitaram bandeiras, dançaram ao som de tambores e aplaudiram enquanto o ônibus aberto transportava o time para a capital na terça-feira, escoltado pela polícia.

Os jogadores sorridentes e o técnico Walid Rangragui cumprimentaram a torcida e mandaram beijos. Outros tiraram selfies, com a multidão e as palmeiras ao fundo.

Em alguns pontos do percurso, a multidão transbordou das calçadas para invadir a via de quatro pistas por onde trafegava o ônibus, retardando seu avanço em direção ao palácio real, onde o rei Mohamed VI esperava para receber os eleitos e “celebrar sua grande feito histórico”. . »

O Atlas Lions se tornou o primeiro time africano ou árabe a chegar às semifinais de uma Copa do Mundo. A seleção marroquina fez história e conseguiu um dos feitos mais inspiradores na primeira Copa do Mundo sediada por uma nação árabe.

Marrocos venceu Bélgica, Espanha e Portugal, antes países coloniais da Europa, antes de perder para a França nas semifinais. O desempenho sem precedentes rendeu aos jogadores uma recepção de herói.

“O desempenho do Marrocos na Copa do Mundo da FIFA de 2022 entrará para a história como uma das campanhas mais emocionantes desde o início deste torneio”, disse Reda Ghazi, de 27 anos, ao proprietário do café The Associated Press. . “O sonho de todo marroquino é ganhar alguma coisa, especialmente porque o Marrocos é um país onde a paixão pelo futebol é avassaladora.”

O Marrocos terminou em quarto lugar na competição depois de perder por 2 a 1 para a Croácia na disputa pelo terceiro lugar no sábado. Mesmo assim, o papel desempenhado superou as expectativas da maioria dos marroquinos.

“O que aconteceu nesta Copa do Mundo ainda não cabe na minha cabeça”, disse o estudante Anour El Berkaoui, de 23 anos. “A equipe estabeleceu um padrão tão alto que agora não ficaremos satisfeitos com nada além de vencer a próxima Copa Africana de Nações.”

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."