Michael Oliver vai arbitrar a SuperTaça Europeia com a introdução de tecnologia semiautomática de impedimento

O Comité de Arbitragem da UEFA nomeou Michael Oliver (Inglaterra) para apitar o jogo da SuperTaça Europeia de 2022 entre o Real Madrid CF e o Eintracht Frankfurt, que terá lugar na quarta-feira, 10 de Agosto, às 21:00 CET, no Estádio Olímpico de Helsínquia.

O árbitro de 37 anos é árbitro internacional desde 2012, arbitrando regularmente jogos das competições de clubes da UEFA e jogos da selecção nacional. Ele também foi selecionado como árbitro para o UEFA EURO 2020, onde apitou três partidas, incluindo as quartas de final entre Suíça e Espanha.

Michael Oliver será assistido por seus compatriotas Stuart Burt e Simon Bennett. Donatas Rumšas (Lituânia) será o quarto árbitro. O VAR foi confiado a Tomasz Kwiatkowski (Polónia), e será coadjuvado pelo seu compatriota Bartosz Frankowski e Tiago Bruno Lopes Martins (Portugal).

Tecnologia de fora de jogo semiautomatizada

A UEFA orgulha-se de anunciar que a tecnologia de fora-de-jogo semi-automatizada (SAOT) fará a sua estreia nas competições europeias de clubes no jogo da SuperTaça Europeia em Helsínquia. Além disso, o SAOT também será usado na fase de grupos da próxima temporada da UEFA Champions League.

“A UEFA está constantemente à procura de novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros. Este sistema inovador permitirá às equipas do VAR determinar situações de fora-de-jogo de forma rápida e precisa, melhorando a fluidez do jogo e a consistência das decisões”. disse Roberto Rosetti, chefe de arbitragem da UEFA.

O novo sistema funcionará por meio de câmeras especializadas capazes de rastrear 29 pontos corporais diferentes por jogador. Foram realizados um total de 188 testes desde 2020, incluindo todos os jogos da UEFA Champions League da época passada, os oitavos-de-final da UEFA Women’s Champions League e todas as finais do UEFA Women’s EURO, UEFA, bem como outras finais de competições de clubes.

Esquadrão de Árbitros da Supercopa da UEFA de 2022

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Participantes: Stuart Burt (Inglaterra), Simon Bennett (Inglaterra)
Quarto árbitro: Rosquinhas rumsas (Lituânia)