Mohamed VI elogia atitude “clara e responsável” da Espanha no conflito do Saara – Política – Ceuta al Día

O Sahara Ocidental centrou grande parte do discurso de Mohamed VI nas efemérides da “gloriosa Revolução do Rei e do Povo”, que constituiu uma etapa crucial no processo de independência do Marrocos.

Uma data que nesta ocasião destacou “conquistas” a nível regional e internacional, “a favor da posição justa e legítima do Reino em relação ao marroquino do Sahara”. Conquistas, incluindo a mudança de posição da Espanha em relação à soberania do Saara. Torção de cenário em que, sublinha o monarca, os Estados Unidos têm muito a ver com isso e, mais precisamente, Donald Trump. “A posição inabalável dos Estados Unidos da América foi um verdadeiro incentivo, que não é alterado pela mudança de administração, nem afetado pelas circunstâncias.”

Espanha, responsável

“Agradecemos a posição clara e responsável de Espanha, nosso vizinho, que conhece bem a origem e a realidade desta disputa”, sublinhou no seu discurso, “esta posição positiva abriu caminho para uma nova fase para o marroquino -Associação Espanhola, inalterável face às circunstâncias regionais e aos desenvolvimentos políticos internos”.

Apoios que se espalharam por toda a Europa, muito depois de Marrocos ter reforçado as suas relações diplomáticas com estes países, como foi o caso de Espanha ou Alemanha. Após as brigas com os governos alemão e espanhol, outros países apoiaram o plano de autonomia do Saara, embora sob controle marroquino. Holanda, Portugal, Sérvia, Hungria, Chipre e Roménia abriram, dá as boas-vindas a Mohamed VI, “uma nova página nas relações de confiança e no reforço da associação de qualidade com estes países amigos”.

A par deste apoio, cerca de trinta países abriram consulados nas províncias do sul, manifestando o seu apoio explícito à unidade territorial do Reino e à marroquinaria do Sahara. Mohamed VI também agradeceu o apoio de “países árabes irmãos”, Jordânia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Djibuti e Comores, que abriram consulados em Laayoune e Dajla, bem como “cerca de 40% dos países africanos”. ., pertencente a cinco agrupamentos regionais, abriu consulados em Laayoune e Dakhla.

Essa dinâmica também abrange os países da América Latina e do Caribe, onde muitos desses países abriram consulados no Saara marroquino, enquanto outros decidiram estender o alcance de seus poderes consulares às províncias do sul do Reino.

É isto e não outro, ameaça Mohamed VI, a forma de manter boas relações com Marrocos: posições e rever o seu conteúdo, de forma que não admita interpretações”.