Morre bombeiro em Portugal, onde se combatem três incêndios florestais | Companhia

Um bombeiro morreu hoje de ataque cardíaco enquanto lutava contra um incêndio em Portugal, onde permanecem ativos três grandes incêndios florestais, dos quais o mais preocupante é o que eclodiu na Serra da Estrela há 12 anos.

A vítima morreu enquanto viajava num veículo de extinção, naquela que foi a sua primeira missão esta quarta-feira, segundo explicou o segundo comandante nacional da proteção civil portuguesa, Miguel Cruz, durante uma conferência de pressa.

O bombeiro participava nos trabalhos de combate a um incêndio nas Caldas da Rainha (poente), que deflagrou na tarde de quarta-feira e no qual outro agente ficou ligeiramente ferido.

O incêndio atinge uma zona de eucalipto e o vento violento empurra-o para a frente “com vigor”, segundo Cruz, que especifica que os meios no terreno são cerca de 400 bombeiros que tentam contorná-lo para evitar a sua propagação.

O incêndio mais preocupante continua a ser o que afeta o parque natural da Serra da Estrela, no centro do país e a cerca de 50 quilómetros da fronteira com Espanha, e mantém duas frentes ativas.

O fogo começou na madrugada de 6 de agosto e foi considerado controlado no dia 13, mas reacendeu na segunda-feira.

A Proteção Civil lembrou que 90% do incêndio, que queimou cerca de 25 mil hectares, está “sob controlo”.

Este incêndio, em que trabalham cerca de 1.600 bombeiros, mais de 500 viaturas terrestres e 15 meios aéreos, acumulou desde o seu início 21 feridos ligeiros, 3 graves (que já tiveram alta hospitalar) e 46 socorridos.

Mantém-se o número de casas afetadas pelo incêndio, uma casa e uma segunda habitação, além de edifícios em ruínas, não sendo esta quarta-feira necessária qualquer evacuação.

O terceiro incêndio florestal ativo em Portugal está em Alijó, no norte, com mais de uma centena de bombeiros mobilizados.

Portugal sofre há mais de um mês com uma onda de incêndios rurais que não deixou tréguas às autoridades, que também devem contrariar os efeitos do mau tempo, com tempo seco, temperaturas elevadas e vento.

Todo o território continental encontra-se em situação de seca extrema ou severa, após um mês de julho “muito seco” e com as temperaturas mais elevadas em 92 anos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que alertou esta quarta-feira que a partir de A 20 de agosto vai começar uma nova vaga de calor em Portugal.