Motril sediará a prestigiosa VII Regata ‘The Oseberg Challenge’ da classe snipe – Deportes Motril

Motril Bay será palco, de 17 a 19 de fevereiro, da VII regata “The Oseberg Challenge”, um dos mais prestigiados eventos internacionais da classe snipe que se realiza na Europa. Por mais um ano, a competição será organizada pelo Real Club Náutico de Motril (RCN Motril), com a colaboração da Associação Espanhola de Snipe Class ‘SCIRA’. A nível desportivo, a prova decorrerá na zona de regatas perto da Playa de Torrenueva Costa e da Playa de Poniente, junto ao porto de Motril, estabelecendo os percursos de acordo com as condições climatéricas.

As inscrições já estão abertas, podem ser formalizadas no site https://regatas.realclubnauticonotril.es, para uma regata que este ano tem como objetivo superar o número de barcos dos compromissos anteriores, na última foi rodada até mais de 80 barcos. Entre o número de barcos, prevê-se contar, entre outros países, com representações de Espanha, Argentina, Bélgica, Dinamarca, Itália, Finlândia, França, Suécia, Noruega ou Portugal. Com esta nomeação, a competição começa a configurar o ranking nacional desta classe de vela ligeira para um ano de 2023 que contará com 20 provas distribuídas por toda a península, e ainda uma delas em Portugal.

A competição, que já se realizou outras vezes em Málaga, terá lugar na Costa Tropical de Granada graças ao navegador norueguês Jorn W. Haga, campeão absoluto do seu país e do mundo na categoria máster. Recorde-se que Haga viveu vários anos na região costeira, onde se fixou com o intuito de praticar a vela ligeira durante quase todo o ano devido às excelentes condições climatéricas para a navegação que esta zona oferece.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."