MPLA do Presidente João Lourenço vence eleições em Angola

MADRI, 26 de agosto (EUROPA PRESS) –

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) do Presidente João Lourenço venceu as eleições gerais desta quarta-feira com 51,7% dos votos, após apurar 97,03% dos votos, segundo a última actualização da Comissão Nacional Eleitoral. Comissão (CNE).

O MPLA, partido favorito, obteve cerca de 3.163.000 votos, obtendo 124 assentos dos 220 da Assembleia Nacional, ou seja, a perda de vinte deputados face à legislatura anterior. Apesar disso, tem maioria suficiente para eleger Lourenço como novo presidente para os próximos cinco anos.

Por seu lado, o principal partido da oposição, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), após obter 44,5% dos votos, conquistou 90 lugares, quase 40 mais do que os obtidos nas eleições de 2017.

A UNITA foi a grande vencedora em Luanda com 62,59% dos votos contra 33% do MPLA, que atribuiu estes resultados na capital ao elevado índice de abstenção registado, cerca de 54%.

Da mesma forma, a UNITA anunciou esta quinta-feira que vai aceitar os resultados das eleições e por isso mobilizou todos os seus militantes e eleitores “para evitar situações que perturbem a ordem e tranquilidade públicas”.

Embora os seguintes candidatos tenham obtido resultados residuais, todos melhoraram seus números em comparação com as eleições anteriores. O Partido da Renovação Social (PRS) vai manter os seus dois deputados na Assembleia, enquanto a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) acrescenta mais um e o Partido Humanista de Angola (PHA) recém-chegado à Assembleia com dois assentos.

O grande perdedor nas eleições foi a coligação Convergência Alargada para a Salvação de Angola (CASA-CE), que não terá representação na Assembleia, tendo tido 16 deputados na legislatura anterior.

A Aliança Patriótica Nacional (APN) e o Partido Nacional da Justiça em Angola (P-NJANGO) também não estarão representados na prorrogação do mandato do Presidente Lourenço, cuja formação monopolizou a política do país africano desde que se tornou independente do Portugal em 1975.

As autoridades eleitorais e de segurança coincidiram em apontar que o dia das eleições transcorreu sem grandes transtornos, enfatizando a “civilidade” demonstrada pelos eleitores em todos os momentos.