O piano de Maria João Pires encerra o festival de Granada

Fogueiras Ele não queria desistir de jogar no Granada Festival, apesar de um contratempo de saúde que o levou a se recuperar esta semana com uma febre de 40, como anunciou o diretor, Anthony Moraux, no concerto deste sábado. Mais um exemplo do profissionalismo da grande pianista portuguesa que lhe deu primeiro recital aos cinco anos e aos sete anos tocou em público os concertos para piano de Wolfgang Amadeus Mozart. Aos nove anos, recebeu o Prémio da Juventude Musical Portuguesa. Entre 1953 e 1960, estudou com o Prof. Campos de Coelho no Conservatório de Lisboa, fazendo cursos de composição, teoria e história da música. Ele então continuou seus estudos musicais na Alemanha, primeiro em Academia de Música de Munique com Rosl Schmid e mais tarde em Hannover com Karl Engel. Pires tem um repertório amplo: ao longo de sua carreira interpretou obras de Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Robert Schumann, Franz Schubert, Wolfgang Amadeus Mozart, Johannes Brahms, Frederic Chopin e muitos outros compositores dos períodos Clássico e Romântico.

O artista criou com a colaboração do Capela de Música Rainha Elisabeth da Bélgicaonde é professora, Projeto de pontuação, uma iniciativa que incentiva a escuta mútua entre músicos de diferentes gerações diante do público. Seu estilo é caracterizado por delicadeza infinitaa recriação de um fraseado em uma perspectiva tão pessoal quanto sujeita às características da música que está sendo tocada, a capacidade de “cantar” com o piano e a procura de um ambiente concentrado e intimista para os seus recitais. Entre seus sucessos discográficos, vale destacar as gravações iluminado pela lua Aquilo é A viagem magnífica. Além disso, a revisão gramofone escolheu sua versão dos noturnos de Chopin como a melhor disponível.