Onda de calor na Europa provoca incêndios na França e na Espanha

Uma onda de calor que varreu a Europa atingiu o norte da Grã-Bretanha na segunda-feira, onde as autoridades alertaram sobre possíveis altas temperaturas recordes e alimentaram intensos incêndios florestais na França, que enviaram aviões com tanques de água e centenas de bombeiros para combater as chamas que se espalharam pelas florestas secas.

Na Espanha, duas pessoas morreram em incêndios que o primeiro-ministro do país associou ao aquecimento global, observando que “as mudanças climáticas matam”.

Na Espanha e na França, o calor intenso está alimentando os incêndios, parte de um muro de altas temperaturas que se move pela Europa, chegando até a lugares como a Grã-Bretanha, onde as autoridades emitiram o primeiro alerta de calor extremo. O serviço meteorológico do país observou que o recorde de 38,7 graus Celsius (101,7 graus Fahrenheit), estabelecido em 2019, pode ser quebrado.

“Quarenta e um não está fora de questão”, disse Penelope Endersby, diretora-executiva do Met Office, o serviço meteorológico nacional do Reino Unido. “Temos até 43 no modelo, mas esperamos que não seja tão alto.”

Meteorologistas franceses também alertaram sobre possíveis temperaturas recordes, já que ventos fortes complicaram as tarefas de combate a incêndios no sudoeste do país.

Nesta área, as autoridades começaram a evacuar mais cidades, removendo outras 3.500 pessoas que correm o risco de atrapalhar as intensas chamas que já queimaram 140 quilômetros quadrados (54 milhas quadradas) de florestas de pinheiros e outras vegetações. Esta decisão elevará para cerca de 20.000 o número de pessoas forçadas a deixar suas casas em Gironde desde o início dos incêndios florestais em 12 de julho.

Mais três aviões foram enviados para se juntar a outros seis que já combatem os incêndios, coletando água do mar em seus tanques e viajando repetidamente através de espessas nuvens de fumaça, disse o ministério no domingo.

Mais de 200 reforços partiram para se juntar aos 1.500 bombeiros que lutam dia e noite para conter as chamas em Gironde, onde o fogo se aproximou de vinhedos populares e da bacia marítima de Arcachon, famosa por suas ostras e praias. .

Por seu lado, a Espanha registrou a segunda morte em dois dias na luta contra o incêndio. O corpo de um pastor de 69 anos foi encontrado na segunda-feira na mesma área onde um bombeiro de 62 anos morreu no dia anterior após ser envolvido pelas chamas na província de Zamora, no noroeste do país. Mais de 30 incêndios florestais na Espanha forçaram a evacuação de milhares de pessoas e queimaram 220 quilômetros quadrados (85 milhas quadradas) de floresta e arbustos.

“Deixei meu país pegando fogo, literalmente pegando fogo”, disse Teresa Ribera, ministra da Transição Ecológica da Espanha, na segunda-feira durante as negociações sobre mudanças climáticas em Berlim.

Ribera alertou sobre uma “perspectiva assustadora para os próximos dias” após mais de 10 dias de temperaturas acima de 40 graus Celsius (104 Fahrenheit), que mal caíram durante a noite.

Segundo o Instituto Carlos III, que registra diariamente as mortes relacionadas ao calor, entre 10 e 14 de julho, 237 mortes foram associadas às altas temperaturas. Em comparação, 25 mortes relacionadas ao calor foram registradas na semana anterior.

Espera-se que a onda de calor na Espanha diminua na terça-feira, embora o alívio seja breve e as temperaturas voltem a subir na quarta-feira, principalmente na seca região oeste da Extremadura.

Em Portugal, o clima muito mais frio na segunda-feira ajudou os bombeiros a progredir no combate às chamas. Mais de 600 bombeiros combateram quatro grandes incêndios no norte do país.

___

John Leicester relatou de Pecq. Os escritores da Associated Press Danica Kirka e Jill Lawless em Londres, Geir Moulson em Berlim, Raquel Redondo em Madrid e Barry Hatton em Lisboa contribuíram para este relatório.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."