Onda de calor na Europa provoca incêndios na França e na Espanha

Uma onda de calor escaldante na Europa se espalhou para o norte da Grã-Bretanha nesta segunda-feira, onde as autoridades alertaram sobre possíveis altas temperaturas recordes e provocaram intensos incêndios florestais na França, para os quais as autoridades enviaram aviões com tanques de água e centenas de bombeiros para combater as chamas que se espalharam pela região seca. florestas.

Na Espanha, duas pessoas morreram em incêndios que o primeiro-ministro do país associou ao aquecimento global, observando que “as mudanças climáticas matam”.

Na Espanha e na França, o calor intenso está alimentando os incêndios, parte de uma parede de altas temperaturas que se move pela Europa, chegando até a lugares como a Grã-Bretanha, onde as autoridades emitiram o primeiro alerta de calor extremo. O serviço meteorológico do país sinalizou que o recorde de 101,7 graus Fahrenheit (38,7 graus Celsius), estabelecido em 2019, pode ser quebrado.

“Quarenta e um não está fora de questão”, disse Penelope Endersby, executiva-chefe do Met Office, o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido. “Temos até 43 no modelo, mas espero que não seja tão alto.”

Os meteorologistas franceses também alertaram para possíveis temperaturas recordes, já que ventos fortes complicaram os esforços de combate a incêndios no sudoeste do país.

Nesta área, as autoridades começaram a evacuar mais cidades, removendo outras 3.500 pessoas que correm o risco de acabar no caminho das chamas intensas que já varreram 140 quilômetros quadrados (54 milhas quadradas) de florestas de pinheiros e outras plantas. A medida elevará para cerca de 20.000 o número de pessoas que foram forçadas a deixar suas casas em Gironde desde o início dos incêndios florestais em 12 de julho.

Mais três aviões foram enviados para se juntar a outros seis que já combatem os incêndios, recolhendo água do mar em seus tanques e viajando repetidamente através de espessas nuvens de fumaça, disse o Ministério do Interior no domingo.

Mais de 200 reforços saíram para se juntar aos 1.500 bombeiros que lutam dia e noite para conter as chamas em Gironde, onde o fogo se aproximou de vinhedos populares e da bacia marítima de Arcachon, famosa por suas ostras e suas praias. .

Por sua vez, a Espanha registrou a segunda morte em dois dias em seu tiroteio. O corpo de um pastor de 69 anos foi encontrado na segunda-feira na mesma área onde um bombeiro de 62 anos morreu no dia anterior depois de ficar preso pelas chamas na província de Zamora, no noroeste do país. Mais de 30 incêndios florestais na Espanha forçaram a evacuação de milhares de pessoas e queimaram 220 quilômetros quadrados de floresta e mata.

“Deixei meu país pegando fogo, literalmente pegando fogo”, disse Teresa Ribera, Ministra da Transição Ecológica da Espanha, durante as negociações sobre mudanças climáticas em Berlim na segunda-feira.

Ribera alertou para uma “perspectiva aterrorizante para os próximos dias” após mais de 10 dias de temperaturas acima de 40 graus Celsius (104 Fahrenheit), que mal diminuem durante a noite.

Segundo o Instituto Carlos III, que regista diariamente as mortes relacionadas com o calor, entre 10 e 14 de julho, 237 mortes estiveram associadas a temperaturas elevadas. Em comparação, a semana anterior registrou 25 mortes relacionadas ao calor.

A onda de calor na Espanha deve diminuir na terça-feira, embora o alívio seja de curta duração e as temperaturas subam novamente na quarta-feira, principalmente na região seca da Extremadura.

Em Portugal, o clima muito mais frio na segunda-feira ajudou os bombeiros a combater o incêndio. Mais de 600 bombeiros combatem quatro grandes incêndios no norte do país.

___

John Leicester relatou de Pecq. Os escritores da Associated Press Danica Kirka e Jill Lawless em Londres, Geir Moulson em Berlim, Raquel Redondo em Madrid e Barry Hatton em Lisboa contribuíram para este relatório.