Perseidas contra a poluição luminosa

Graças à colaboração do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC) com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), no âmbito dos projetos Interreg EELabs e LIFE Natura@night, a noite de 12 para 13 de agosto , o canal sky-live.tv transmitirá a atividade máxima da chuva de meteoros Perseidas da Madeira e do observatório Roque de los Muchachos.

10% da superfície continental do planeta é afetada pela poluição luminosa, mas se levarmos em conta o SkyGlow (brilho do céu), produzido pela emissão de luz artificial na atmosfera, esse percentual aumenta para 23%. As consequências da emissão de luz artificial no céu afetam a biodiversidade, nossa saúde e, claro, a astronomia; e as perspectivas para o futuro não são nada otimistas. No entanto, existem regiões que lutam para inverter esta tendência, como é o caso da Macaronésia, em que instituições de diferentes áreas se juntaram em vários projetos de combate a este tipo de poluição atmosférica, quantificando os níveis de poluição luminosa nestas zonas. onde ele não deveria ter ido e tomado medidas para retardar seu progresso.

Uma dessas iniciativas é conscientizar a população sobre o problema da poluição luminosa. Para o efeito, na noite de sexta-feira 12 de agosto para sábado 13 de agosto, o canal sky-live.tv transmitirá a chuva de meteoros Perseidas em direto do Pico do Arieiro (Madeira, Portugal). “Este ano, a lua cheia dificultará a detecção dos meteoros mais fracos. Por esse motivo, a frequência das Perseidas será menor – cerca de uma a cada 15 minutos – e só observaremos os mais brilhantes, que continuarão a impressionar . Como nos anos anteriores, é preciso encontrar um lugar longe dos centros urbanos, fixar o olhar em um ponto do céu e esperar pacientemente para ver alguns vestígios luminosos das Perseidas”, comenta Serra-Ricart, astrônomo do IAC e coordenador do projeto EE Labs.

Como todos os anos nesta época, a Terra passa pela nuvem de poeira e rochas que o cometa Swift-Tuttle deixou para trás em cada uma de suas órbitas ao redor do Sol. Como resultado, nas noites de meados de julho até o final de agosto, vemos a atividade das Perseidas, conhecidas como “Lágrimas de San Lorenzo”. Este ano, seu máximo é esperado às 1:00 UT da manhã de 13 de agosto. Na Europa, portanto, a noite de 12 a 13 de agosto a atividade máxima desta chuva de meteoros ocorrerá. Sabe-se – a partir de cálculos do modelo padrão – que a atividade Perseid é de cerca de 100 meteoros/hora (ZHR ou taxa horária zênite), embora este ano a Lua Cheia dificulte a observação durante toda a noite. .

O que são “estrelas cadentes”?

Chamamos de “estrelas cadentes” as pequenas partículas de poeira, algumas menores que grãos de areia, que se desprendem de cometas – ou asteróides – ao longo de sua órbita ao redor do Sol. A nuvem de partículas resultante (meteoróides), devido ao derretimento produzido pelo calor solar, é dispersa pela órbita do cometa e é atravessada pela Terra em sua jornada anual ao redor do Sol. Nesse encontro, as partículas de poeira se desintegram penetrando em alta velocidade na atmosfera terrestre, criando as famosas linhas luminosas que recebem o nome científico de meteoros.

As Perseidas levam o nome da constelação de Perseu, onde está localizado seu radiante (o ponto no céu de onde parecem ter se originado), mas têm sua origem no cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862, e que, com aproximadamente 26 km de diâmetro, é o maior objeto que se aproxima periodicamente da Terra.

Ao vivo dos Observatórios das Canárias

No âmbito das atividades de divulgação do projeto Interreg Laboratórios de Eficiência Energética (EELabs), o canal sky-live.tv vai transmitir esta chuva de meteoros Perseidas em direto do Pico do Arieiro, graças ao apoio da Associação de Astronomia da Madeira (AEM) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), e o Observatório de Roque de los Muchachos (Garafía, La Palma), com a colaboração do Programa de Difusão Astronómica / SODEPAL – Serviço de Inovação do Cabildo Insular de la Palma , MAGIC e CTAO (Cherenkov Telescope Array Observatory).

A nomeação será na próxima sexta-feira, 12 de agosto, às 23h15 UT (13 de agosto, 00h15 hora local nas Ilhas Canárias e Madeira, 01:15 CEST hora local na Europa) às https://sky-live.tv/

EELabs (eelabs.eu) é um projeto financiado pelo INTERREG VA MAC Program 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) da União Europeia, ao abrigo do contrato número MAC2/4.6d/238. 5 centros na Macaronésia (IAC, ITER, UPGC, SPEA-Açores, SPEA-Madeira) trabalham na EELabs. O objetivo do EELabs é criar laboratórios para medir a eficiência energética da luz piloto artificial nas áreas naturais protegidas da Macaronésia (Canárias, Madeira e Açores).

O projeto VIDA Natureza@noiteé cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA, e tem como parceiros a Câmara de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal Municipalité de Santana, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Direção Regional dos Assuntos do Mar, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Instituto de Astrofísica das Canárias, Instituto Tecnológico das Canárias, Fluxo de Luz e Espanha Sociedade de ornitologia. (VIDA Natura@noite)

Três centros de supercomputação espanhóis: o Centro Extremadura de Tecnologias Avançadas (CETA-CIEMAT)a Consórcio de Serviços Universitários da Catalunha (CSUC) e a Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC) colaborará na transmissão da retransmissão do portal web (sky-live.tv).