Portugal, à caça de nómadas digitais “três mileluristas” – Tecnologia

LISBOA. Impulsionados pelo teletrabalho, muitos estrangeiros optam pelo bom clima e segurança de Portugal para estabelecer o seu “escritório”. A partir de agora, o governo quer incentivar a chegada de nômades digitais com visto específico, com uma condição: devem ser quase “três-mileuristas”.

Com este visto, que entra em vigor a 30 de outubro, Portugal segue as pisadas de outros países com instrumentos semelhantes, embora já se tenha posicionado como um dos melhores destinos para teletrabalhadores.

A plataforma NomadList coloca Lisboa no topo da sua lista de cidades e inclui outros dois enclaves portugueses, Madeira e Porto, no seu “top 10”.

Facilitar a chegada de nômades

O novo visto pode “incentivar” as chegadas, pois “vai clarificar o processo e facilitar o acesso”, disse à EFE o advogado. Henrique NunesCoordenadora de imigração associada à sociedade de advogados CMS Portugal.

Até agora, os cidadãos de países terceiros podiam utilizar outro visto, o D7, destinado a pensionistas e trabalhadores independentes ou para rendimentos pessoais, como rendimentos prediais.

O novo documento inclui um requisito adicional. Além da comprovação de vínculo empregatício ou autônomo, os candidatos devem comprovar um rendimento mensal médio nos últimos três meses de pelo menos quatro salários mínimos portugueses: um total de 2.820 euros.

viver em uma comunidade

Com os nômades digitais – principalmente americanos, seguidos pelos britânicos – multiplicaram-se os espaços de coworking e coliving, locais de trabalho e vida em comunidade.

Este é o caso de mesmo mesmoque começou por ser um workshop em Lisboa e hoje oferece quartos e salas para 40 pessoas, praticamente todas nômades digitais.

“Normalmente eles reservam entre um mês e meio e dois meses”, disse à EFE um de seus co-criadores, Filipa Meirellesmesmo que um terceiro decida prolongar a sua estadia.

Meirelles está convencido de que o novo visto vai impulsionar a atividade: “A ajuda do governo vai impulsionar ainda mais esse crescimento”.

Um dos nômades cativados por Lisboa é Daniel, um engenheiro de software americano de 30 anos que mora em Same Same e saltou para a Europa há um ano, quando sua empresa anunciou que não reabriria seus escritórios após a pandemia. .

Portugal: custo de vida atrativo para nómadas digitais

Encontrou em Lisboa um “custo de vida confortável para quem tem salário nos Estados Unidos”, bom tempo e sobretudo uma comunidade, principal razão pela qual procurou o “coliving”, disse, explicou à EFE.

Daniel, que está na Europa com um visto de turista que limita sua permanência no espaço Schengen a 90 dias, acredita que o visto de nômade digital pode facilitar estadias de longa duração.

O londrino quer ficar mais tempo Umesh Dhanji52 anos, que dirige uma start-up lisboeta ligada ao conceito de nómada digital.

“O que torna Lisboa realmente atraente é o estilo de vida. É um lugar seguro para se viver, com o mar e o rio por perto… O lado negativo é que quando uma cidade fica muito popular, fica mais cara”, lamenta à EFE. .

Durante estes dois anos, viu o preço de alguns restaurantes aumentar 20 ou 25% e alguns dos seus amigos lutam agora para encontrar alojamento.

Boom do turismo em Portugal

O boom turístico, os vistos “gold” e os nómadas digitais contribuíram para o aumento dos preços das casas em Portugal, onde a oferta de arrendamento é escassa: os quartos disponíveis caíram 84% no Porto e 77% em Lisboa no ano passado, segundo dados apresentados à EFE por Idealista.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."