Portugal controla as principais frentes de fogo mas não baixa a guarda | Companhia

Vários dos focos que causaram graves incêndios nos últimos dias em Portugal foram hoje controlados, embora os bombeiros continuem a trabalhar nas zonas afetadas e as autoridades mantenham o nível de emergência em grande parte do país.

Mais de mil bombeiros estão agora a combater 30 focos, principalmente no centro e norte, com particular incidência nas regiões de Santarém, Leiria e Vila Real.

Uma das maiores ameaças deflagrou esta quinta-feira em Ourém, na região centro de Portugal, mas o fogo está agora “sob controlo”, segundo um porta-voz das equipas de resgate.

Também estão controlados os incêndios de Pombal (Leiria) e a frente que ameaçava a vila de Canedo, em Vila Real, depois de terem destruído 200 hectares de pinhal.

No entanto, as autoridades mantêm a declaração de emergência, que inicialmente durará até sexta-feira.

Temperaturas acima de 40 graus, ventos fortes e tempestades secas aumentam o risco de incêndios em praticamente todo o país.

“Os fatores naturais contribuem para um risco máximo” para os próximos dias, alertou este domingo o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O governo de António Costa ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, através do qual Espanha enviou dois pesados ​​aviões anfíbios, que se juntaram aos 60 que combatem as chamas em Portugal no domingo.