Rosalía lança a tão esperada música “Despecha” | cultura e entretenimento

Rosalía lançou esta quinta-feira nas plataformas digitais e sem aviso prévio a tão esperada música “Despecha” que se tornou uma das mais populares entre as músicas inéditas lançadas durante a sua última digressão, “Motomami World Tour”.

Foi durante o concerto inaugural em Almería, em 6 de julho, que o artista catalão apresentou pela primeira vez em público este corte, que no repertório oficial era simplesmente chamado de “Novo Mambo”, devido ao gênero musical ao qual pertence.

Foi o público que originalmente o batizou de “Lao a lao” por um de seus versos mais repetidos, no qual ele canta: “I move it from lao to lao”, e aquele que o tornou viral nas redes graças aos fragmentos gravações ao vivo da música. Pouco depois, um vídeo da própria artista foi adicionado com um lead de 35 segundos enviado ao Tik Tok.

Durante seu primeiro show em Madri, Rosalía disse aos participantes qual título eles preferiam para a música, se o que nasceu naturalmente ou “Despecha”, o que ela havia proposto em suas redes.

“‘Despecha’, não é? Também gosto mais. É oficialmente intitulado assim”, condenou então.

A música vem em um ano de muitas novidades para a autora de “Bizcochito”, já que em março ela lançou “Motomami” (Sony Music), seu terceiro LP, que já é considerado um dos grandes álbuns do ano pela crítica internacional.

Sua turnê correspondente também se tornou um fenômeno comercial e de mídia para o qual restam apenas duas datas na Espanha: em La Coruña nesta sexta-feira e em Palma de Mallorca no próximo sábado.

Em seu salto subsequente para o continente americano, Rosalía fará três shows no México: Cidade do México (14 de agosto), Guadalajara (17) e Monterrey (19). Ele também passará pelo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana, Porto Rico e Canadá.

Nos Estados Unidos, passará por uma dezena de cidades, como Boston, Washington, São Francisco e Atlanta; com um recital duplo no Radio City Music Hall em Nova York e no YouTube Theatre em Los Angeles.

Por fim, já nos últimos meses do ano, regressará à Europa, onde fará digressões por Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica e Reino Unido até ao final da digressão em Paris, no dia 18 de dezembro, num concerto para os quais os ingressos são vendidos.