Scolari anuncia o fim da carreira como dirigente do clube

Luiz Felipe Scolari, que levou o Brasil ao último Mundial em 2002 e Portugal à final da Eurocopa em 2004, anunciou neste domingo o fim de sua carreira como técnico de um clube.

O brasileiro de 74 anos se despediu após a vitória do Athletico Paranaense sobre o Botafogo por 3 a 0 em casa no último domingo do Campeonato Brasileiro. A vitória garantiu ao time a sexta colocação e uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

“Tem sido minha vida. Estou terminando este capítulo muito bem”, disse um emocionado Scolari após o jogo.

Scolari disse que espera voltar ao Athletico no ano que vem como técnico, mas não continuará a liderar o time.

Scolari, que comandou vários times, incluindo o Chelsea, falava desde agosto em encerrar sua carreira como técnico.

Portugal de Scolari foi derrotado pela Grécia na final da Eurocopa de 2004. O ponto mais baixo de sua carreira ocorreu quando a Alemanha humilhou o verdeamarela por 7 a 1 nas semifinais da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Scolari inesperadamente assumiu as rédeas do Athletico e chegou à final da Copa Libertadores, embora o time gaúcho tenha perdido para o Flamengo na partida decisiva em 29 de outubro. Ele primeiro assinou para ser o diretor técnico do clube.

“Vivi tudo o que nunca esperei no futebol”, disse Scolari no domingo. “E eu termino hoje.”

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."