Tribunal Constitucional de Angola rejeita pedido da oposição de anulação dos resultados das eleições gerais

MADRI, 7 de setembro (EUROPA PRESS) –

O Tribunal Constitucional angolano rejeitou o pedido apresentado pelo principal partido da oposição, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), para anular os resultados das eleições gerais de 24 de Agosto, nas quais prevaleceu o governo. Libertação de Angola (MPLA) com 51% dos votos.

A UNITA tinha pedido ao tribunal, na sua qualidade de tribunal eleitoral, a anulação dos resultados anunciados pela comissão eleitoral, embora o Tribunal Constitucional tenha declarado que o pedido apresentado pelo partido da oposição não preenchia as condições previstas na lei para dar este passo , segundo o jornal angolano ‘Jornal de Angola’.

Assim, assinalou que a UNITA havia solicitado que fosse considerado um “periculum atrasado” -um risco incorrido por atrasar ou não tomar uma decisão cautelar-, embora sublinhe que não se justifica, o que torna a avaliação das restantes hipóteses ” insignificante”.

O partido da oposição declarou-se vencedor das eleições da semana passada apesar de os resultados o terem entregue ao MPLA do Presidente João Lourenço. Esta força política tem controlado a política do país africano desde a sua independência de Portugal em 1975.

De acordo com os resultados da comissão eleitoral, o MPLA venceu com 51% dos votos em eleições marcadas pela abstenção. Os 124 assentos conquistados são o pior resultado da história de um partido que monopolizou a política nacional desde a independência de Portugal em 1975.

Por seu lado, a UNITA obteve 44% do apoio, o que se refletiu nos 90 deputados, mais 39 do que quando nomeado nas eleições de 2017. Muito atrás ficou o Partido da Renovação Social (PRS), a Frente do Partido da Libertação Nacional de Angola . (FNLA) e o Partido Humanista de Angola (PHA), que depois de ultrapassar os três votos por apenas um por cento dos votos, obteve cada um dois lugares.