um conjunto perfeito com a capacidade de transformar a sociedade na era digital

Após as edições virtuais e híbridas dos últimos anos, iluminadoa conferência mundial sobre educação, tecnologia e inovação, torna a próxima 16 e 17 de novembro em formato presencial Bairro Telefónica de Madrid com palestrantes de reconhecido prestígio internacional em educação, tecnologia e inovação.

E é que o transformação digital avança a uma velocidade vertiginosa, o que nos leva a descobrir juntos o que novos quadros nos quais devemos focar a educação e como queremos aprendê-los.

Não podemos esquecer, é claro, que os jovens são um grupo essencial para que haja progresso socialsão motores de mudança e os que mais precisam refletir sobre os aspectos educacionais e fortalecer suas habilidades digitais estar preparado para o futuro, socialmente, economicamente e no trabalho.

Portanto, o foco principal da conferência deste ano 2022 será Conecte a inovação. uma educação que transforma, e abordará durante o dois dias Três questões principais prendem nossa atenção: as habilidades digitais de hoje e de amanhã; salas de aula disruptivas e promover a equidade e a inclusão por meio da inovação.

Palestrantes de todo o mundo

Entre os primeiros confirmados está o matemático Nuno Cratoex-Ministro da Educação de Portugal e Presidente da Iniciativa de Educação; Ousmar Oumarfundador da Nasco Feeding Minds, que promove a educação digital em Gana; Bisila Bokkofundadora do African Literacy Project, uma das dez empresárias espanholas mais influentes nos Estados Unidos.

Isso também tem Alok Kanojiapsiquiatra, presidente e cofundador da Healthy Gamer; Monique Aresdiretor de meta-aprendizagem; Susan Davidpsicólogo, autor de Emotional Agility; Javier Santaolaladivulgador de ciência e criador de “Amautas”, e Lucie FigarPresidente e CEO do Global College e Diretor de Inovação Empresarial da IE University.

O papel da educação

Todos os palestrantes terão a oportunidade de diálogo e debate sobre o papel da educação para o empreendedorismo, novas competências para o futuro, vocações STEM e a necessidade de reciclagem onde a educação baseada em evidências e a hibridização de currículos são um exemplo claro de como precisamos combinar o mundo físico com o mundo digital.

Além disso, e com o objetivo de dar continuidade ao seu papel de referência na educação para a sociedade digital, a nomeação deste ano também incluirá painéis sobre pensamento computacional e inteligência artificial (IA) aplicados à educação, habilidades digitais para professores e as oportunidades que o metaverso na aprendizagem pode oferecer.

Também sediará um hackathon baseado na metodologia de aprendizagem disruptiva de 42, o campus de programação que a Fundación Telefónica instalou na Espanha em 2019 e que conta com 2.000 alunos em seus campi em Madri, Málaga, Barcelona e Urduliz. Seu modelo de aprendizagem é considerado um dos mais inovadores do mundo pela Classificação WURIapreciado acima de universidades como Yale, Harvard ou Stanford, o que garantirá uma experiência única aos participantes.

Além disso, no horário latino-americano (tardes na Espanha), o programa continuará do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru, Equador, Venezuela e Uruguai com mais apresentações e discussões sobre as últimas inovações em educação.

Um espaço de referência internacional

Desde a sua primeira edição em 2018, o enlightED tornou-se uma referência global graças à reflexão que traz sobre os desafios colocados no campo da aprendizagem e à tomada de conclusões valiosas sobre o grande debate sobre a educação na era digital. . Desde então, a conferência mundial reuniu mais de 300 palestrantes internacionaisalcançou mais de um milhão de espectadores únicos e ganhou dois milhões de visualizações em 46 países.

As conclusões da última edição do enlightED, reunidas no relatório Chaves para reduzir as lacunas educacionais, eles ainda servem como um guia para o setor de educação internacional. A discussão e comentários de 147 pensadores do mundo que participaram tornaram-se as três chaves a seguir para reduzir a exclusão digital que afeta o setor educacional: a futuro do trabalho exige a mudança do currículo escolar em que o aprendizado baseado na Resolução do problema esta será a chave para dominar as novas tecnologias; a inteligência artificial deve ser estudado para compreendê-lo e saber como criá-lo e os professores precisam ser treinados em habilidades digitais.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."