UNITA evita se declarar vencedora das eleições em Angola e apenas questiona maioria absoluta do MPLA

MADRI, 1 de setembro (EUROPA PRESS) –

O principal partido da oposição em Angola, a UNITA, que anunciou esta semana que vai contestar os resultados das eleições de 24 de Agosto, embora não se atreva a dizer que foram os vencedores, defendeu que “o MPLA não ganhou com maioria absoluta .

“Posso dizer que o resultado não está correto: o MPLA não venceu com maioria absoluta”, disse a vice-presidente da UNITA, Mihaela Webba, em entrevista à versão portuguesa da CNN.

Webba está convicto de que a decisão do tribunal sobre o processo que vão apresentar será “decisiva”, sobretudo no que diz respeito ao número de deputados que acreditam corresponder à UNITA após uma nova contagem. “Isso tiraria a maioria absoluta do MPLA”, disse.

O vice-presidente da UNITA também negou as alegações da CNE de que não tinham apresentado queixas. “Houve obstrução. Vamos recorrer da disputa eleitoral junto ao Tribunal Constitucional”, disse.

A decisão sobre o recurso, disse ele, será rápida, pois eles têm 72 horas para reclamar e o tribunal tem o mesmo tempo para decidir desde que a reclamação foi apresentada. “Então teremos os resultados das eleições”, disse ele.

“O mais importante são os votos que a UNITA exige, sobretudo nas circunscrições eleitorais onde há um grande número de eleitores, como é o caso de Luanda, Benguela, Huíla e Cabinda”, disse.

Esta semana, a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) confirmou que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) do presidente João Lourenço venceu com 51% dos votos nas eleições marcadas pela abstenção. Os 124 assentos conquistados são o pior resultado da história de um partido que monopolizou a política nacional desde a independência de Portugal em 1975.

Por seu lado, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) obteve 44% de apoio, o que se refletiu nos 90 deputados, mais 39 do que na nomeação com as eleições de 2017, que terão na Assembleia Nacional salvo os tribunais decidam de outra forma.