A rumba catalã continuará a cativar o mundo graças a Gipsy Kings: André Reyes

Mérida (México), 14 de maio (EFE).- A rumba catalã, gênero musical espanhol que surgiu em 1950 com uma fusão de ritmos derivados do flamenco, da música cubana e do rock and roll, continuará cativando o mundo nas mãos de Gipsy Kings , disse à EFE André Reyes, cantor e fundador do grupo francês que chegou ao México com a turnê “El Origen”.

“Há 35 anos tocamos esse gênero rico em nuances ao ritmo dos Gipsy Kings e seguimos firmes, encantando com clássicos como ‘Un amor’, ‘Djobi Djoba’, ‘Volare’ e ‘Bamboleo’, como bem como novas músicas”, acrescentou.

Questionado antes de partir para o show em Tijuana, onde neste sábado, 13 de maio, terminou a turnê “El Origen” no México, André Reyes agradeceu a generosidade do público: “por causa deles (admiradores) tocamos o violão flamenco com paixão , que é uma característica da família Reyes.

“O que amamos no México são suas cidades e o calor do público que sempre nos recebe de braços abertos, então você tinha que estar neste país”, disse o líder do grupo cigano francês.

Outra coisa que eles adoram no país é a música de Luis Miguel, “como você vê (os músicos), muitos admiram o cantor mexicano e gostariam de conhecê-lo”.

André Reyes confessou que quando estão em palco têm dificuldade em descer, “porque as pessoas pedem ‘outro’ e ‘outro’”. “E nós vivemos para agradá-los”, continuou ele.

Depois do México vão tocar em Miami e de lá partem para uma turnê européia, começando por Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, e já têm datas marcadas para Indonésia e Polônia.

A validade dos Gipsy Kings no México, Estados Unidos, América Latina, Ásia e Europa se deve às redes sociais e mídia que divulgam sua caminhada cigana.

Estão neste momento a promover o álbum “Nací gitano”, álbum que inclui 10 temas compostos por André Reyes e o seu primo o guitarrista Mario Reyes, como “La negra”, “Fantasía”, “Dubai” e “Alma” (instrumental) .

Thomas Reyes, filho de André, tem uma contribuição especial para o disco: compôs “Apaixonei-me”, música que dedicou à esposa Priscila.

UMA BANDA DE SANGUE CIGANO FRANCÊS

Nas veias dos músicos e cantores está o sangue da família de André, assim como seu filho Thomas, seu primo Mario e seus sobrinhos Patchai, Kakou e Tambo.

“Temos outros mestres da música se juntando a nós na turnê: Danny Marta, baterista; Joseph Cortas, bateria; Guilherme Alves, percussionista, e Fred Breton, teclados”, disse.

Antes de subirem ao palco, os músicos se despedem com outra boa notícia: “neste 2023 com a turnê ‘El Origen’, teremos 90 shows ao redor do mundo, entre públicos e privados, já que incluímos visitas a muitas cidades novas, como Mérida , uma bela cidade em Yucatán (sul do México) onde a rumba catalã e a rumba francesa são gêneros bem conhecidos”.

“Quando soubemos que íamos para Mérida, começámos a estudar um pouco a cidade, a arte e a trova”, disse.

Durante a turnê do ano passado, Gipsy Kings visitou 60 cidades da América Latina e Europa.

CONCERTO CHEIO DE PAIXÃO E NUANCES

Na cidade mexicana de Mérida, os Gipsy Kings deram um concerto cheio de paixão e dedicação na quinta-feira, 11 de maio.

As tonalidades e o colorido dos cantaores fundiam-se com a força das suas mãos, exaltando a arte cigana, característica que cativa.

A comunidade espanhola residente em Mérida desfrutou minuto a minuto do recital dos reis ciganos que seguem a sua marcha ao ritmo da rumba catalã.

Martha Lopez Huan

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."