Zara Home lança a primeira loja inclusiva for&from em Portugal

Início Zara primeiros em Portugal dela primeira loja no programa for&from. Esta é uma iniciativa de Grupo Inditex cujo objetivo é integração socioprofissional de pessoas com deficiência. O novo espaço, gerido pela Associação VilacomVida, está localizado no Loja de moda Freeport Lisboana cidade de Alcochete -perto da capital portuguesa-.

A loja conta com mais de 150 metros quadrados de espaço comercial dedicado à exposição e venda das coleções da Zara Home de campanhas anteriores. Os materiais naturais – carvalho europeu natural combinado com pedra – e a paleta de cores quentes são os protagonistas. O produto cuidadosamente selecionado é apresentado de acordo com a lógica dos cômodos da casa. As coleções são apresentadas no mobiliário central, enquanto outras alternativas de produtos em cores e design são expostas no perímetro da loja.

Assim, Portugal é o terceiro país com estabelecimentos deste projeto. Atualmente, for&from conta com 16 lojas que geraram oportunidades de emprego para mais de 750 pessoas com diversas deficiências e mais de oito milhões de euros para projetos sociais de diferentes entidades gestoras. Esta nova abertura acolhe 17 pessoas com diferentes tipos de deficiência física, sensorial e intelectual.

O programa for&from

A partir de um donativo inicial da Inditex para a construção da loja, o modelo torna-se autónomo graças à venda a preços reduzidos por entidades sociais de produtos de campanhas anteriores. Os lucros obtidos são integralmente doados aos projetos sociais das entidades sociais colaboradoras, neste caso a Associação VilacomVida. O estabelecimento torna-se assim num espaço comercial de referência em termos de inclusão, acessibilidade e eliminação de barreiras.

“Desde a nossa fundação, na Associação VilacomVida, pretendemos garantir um futuro mais autónomo e feliz aos jovens com diferentes capacidades. É uma honra fazer parte de um projeto como este, que nos permite tornar esta missão uma realidade”, sublinham. Filipa Pinto Coelho e João Gomes da Silva, fundadores da VilacomVida.

“Agradecemos a confiança do Grupo Inditex, que nos convidou para formar e formar os colaboradores desta nova loja Zara Home e para introduzir o conceito for&from em Portugal. Este é um reconhecimento muito importante do trabalho que realizamos com estes jovens, nomeadamente em projetos como o Café Joyeux”, acrescentam.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."