Em Portuguesa, mais de 3 mil meninos e meninas participaram do plano de massificação do Programa Nacional de Mudas Científicas

Um total de 3.588 meninos e meninas do estado de Portuguesa beneficiaram do Programa Nacional de Creche Científica, liderado pelo Governo Bolivariano no âmbito de uma política abrangente que visa gerar vocações precoces nas áreas da ciência, tecnologia e inovação.

Somente em 2024, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Fundacite) do Estado da Planície, foram realizados diversos Itinerários Científicos, graças ao Plano de Massificação Científica de Sementes.

Graças a esta política governamental, durante o primeiro semestre do ano (janeiro-junho), a Fundacite Portuguesa acolheu 2.781 alunos de 98 instituições de ensino. Desse número, 807 alunos e 94 professores fizeram parte dos Itinerários Científicos.

Essas sessões abrangeram 10 municípios do estado, atendendo 113 instituições de ensino, com apoio de entidades vinculadas ao Ministério do Poder Popular da Ciência e Tecnologia e da comunidade organizada.

A Rota Científica é uma atividade que socializa conhecimentos entre grupos de alunos para apoiar a sua formação e compreensão do quotidiano em diversas disciplinas como biologia, matemática, química, física, na vida.

Primeiras vocações para o desenvolvimento nacional

A agenda dos centros científicos inclui visitas a unidades de produção de café, cacau, cana-de-açúcar, indústrias de transformação e instituições dedicadas à investigação e produção alimentar.

Este total de pequenos cientistas e inovadores supera a meta definida para o primeiro semestre, o que se traduz numa vontade cada vez maior de se juntarem ao estudo e ao desenvolvimento da ciência.

Com a implementação dos Roteiros Científicos e do Plano de Massificação de Sementes Científicas, as crianças e os jovens têm a oportunidade de conhecer as belezas e benefícios naturais do Estado Português, que são a matéria-prima para sustentar o Estado Venezuelano.

O Governo Bolivariano continua a incentivar o interesse pela ciência e a tecnologia entre os estudantes da Pátria, com o objetivo de capacitar uma geração que acompanhe a geração de soluções para a população dos centros de investigação nacionais, com soberania e revolução.

Gabinete de Gestão de Comunicação do Ministério do Poder Popular para a Ciência e Tecnologia / Jornalista: Vanessa Gutiérrez com informações da Fundacite Portuguesa.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."