Portugal avança para os oitavos-de-final depois de vencer a Turquia (0-3)

Futebol

Euro 2024

Agências | EITB MÉDIO

A seleção portuguesa garante o primeiro lugar no seu grupo. Na outra partida, Geórgia e República Tcheca empatam em um gol e mantêm as chances.

Euskaraz irakurri: final de Portugal-zortzirenetara Sailkatu da, Turkiari gailenduta (0-3)

Vitória confortável de Portugal sobre a Turquia por 0-3 durante o jogo da segunda jornada do grupo F. Graças a este resultado, a equipa de Cristiano Ronaldo garante eEle se classificou para as oitavas de final como primeiro do grupo.

Os portugueses saíram na frente aos 21 minutos da partida. O centro Leão, o enésimo, permitiu a chegada de Bernardo Silvacujo chute de pé esquerdo foi inacessível ao goleiro Altay Bayindir.

O 0-2, apenas oito minutos depois, foi-lhe concedido pelo rival. Enquanto Cristiano Ronaldo repreendia Bernardo Silva, inclusive fazendo barulho, por ele ter feito o passe para ele ao contrário, contornando sua banalização, Samet Akaydin marcou o próprio gol.

E em 1955, chegou o terceiro. Cristiano Ronaldo ficou sozinho diante do guarda-redes, antes do golo que lhe teria rendido mais um dos muitos recordes (o marcador mais velho da Taça dos Campeões Europeus). Eu corri ao lado dele Bruno Fernandes. Ele deu a eles o placar para fazer o 0-3. Um presente de CR7, que alcançou Karel Poborsky como o melhor passador da Eurocopa.

Ficha técnica:

0 – Turquia: Altai Bayindir; Zeki Çelik, Samet Akaydin, Abdülkerim Bardakci, Ferdi Kadioglu; Hakan Çalhanoglu, Kaan Ayhan (Ismail Yuksek, morreu aos 58 anos); Yunus Akgun (Arda Güler, falecido aos 70), Orkun Kokçu (Yacizi, falecido aos 46), Kerem Akturkoglu (Kenan Yildiz, falecido aos 58); e Baris Alper Yilmaz.

3 -Portugal: Diogo Costa; Cancelo (Nelson Semedo, m. 68), Rúben Dias, Pepe (António Silva, m. 83), Nuno Mendes; Bruno Fernandes, João Palhinha (Rubén Neves, falecido aos 46 anos), Vitinha (João Neves, falecido aos 89 anos); Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Leão (Neto, m. 46).

Metas: 0-1, m. 21: Bernardo Silva. 0-2, m. 28: Samet Akaydin, gol contra. 0-3, m. 55: Bruno Fernandes.

Árbitro: Félix Zwayer (Alemanha). Deu cartão amarelo aos turcos Bardacki (m. 24) e Samet Akaydin (m. 42) e aos portugueses Leão (m. 39) e Palhinha (m. 45).

Sorteio entre Geórgia e República Tcheca

Uma série de oito defesas do goleiro Giorgio Mamardashvili era indispensável este sábado para manter a Geórgia viva nesta Eurocopa e obter um empate exigente frente à República Checa, cuja ofensiva colidiu com os reflexos do guarda-redes do Valência, ao marcar 1-1 em Hamburgo.

Georgia abriu o placar com cobrança de escanteio que acertou a mão de Hranac. O árbitro alemão Daniel Siebert foi convocado pelo VARfoi até o monitor e mostrou o pena máxima. O imprevisível 1-0. A pena máxima foi imposta Mikautadze.

O empate aconteceu aos 59 minutos, quando a cabeçada de Lingr acertou a trave e o rebote empurrou-o para o gol com o peito. Schick.

Ficha técnica:

1 – Geórgia: Mamardashvili; Tsitaishvili (Lochosvili, falecido em 62), Kverkvelia, Kashia, Dvali, Kakabadze; Davitashvili (Chakvetadze, d. 62), Kochorashvili, Mikautadze (Kvilitalia, d. 62), Kochorashvili, Mikautadze (Kvilitalia, d. 83); Kvaratskhelia (Lobajnidze, falecido em 83), Mekvabishvili.

1 – República Tcheca: Stanek; Buracos, Hranác, Krejcí; Coufal, Provod (Barak, falecido em 82), Soucek, D. Jurásek (Sevcik, falecido em 82); Cerny (Lingr, falecido aos 55), Schick (Chytil, falecido aos 68), Hlozek (M. Jurasek, falecido aos 55).

Metas: 1-0, m. 48+: Mikautadze, pênalti. 1-1, m. 59: Schick.