Viveiros científicos portugueses visitam a Academia de Ciências Agronómicas

Numa iniciativa educativa que reforça a aposta na formação científica e tecnológica das novas gerações, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Fundacite), do estado de Portuguesa, organizou uma enriquecedora visita a 80 alunos do segundo e sexto ano do Unidade Educacional Nacional Juan Fernández de León de Guanare, da prestigiada Academia de Ciências Agrárias da Venezuela (ACAV), localizada em Barrancas, estado de Barinas.

Reforçaram os seus conhecimentos sobre a criação de peixes, tanto em lagos naturais como artificiais. Eles descobriram a multiplicação, alimentação e crescimento dessas espécies aquáticas, o que promove um conhecimento mais profundo dos processos envolvidos na produção de peixes.

Nas palavras do presidente da Fundacite, José Gregorio Ruiz Camacho, “a visita à Academia de Ciências Agrárias é uma oportunidade única para os nossos jovens. Aqui eles encontram o que há de mais moderno em conhecimento agrícola e são inspirados a contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa pátria. Como substituto geracional, o seu compromisso com a ciência e a tecnologia é fundamental para o progresso nacional.

Vale ressaltar que a Academia de Ciências Agrárias da Venezuela desempenha um papel crucial no fortalecimento da produção agrícola nacional. Através da investigação, da formação de recursos humanos, da transferência de tecnologia e da cooperação interinstitucional, contribui para o desenvolvimento sustentável e a soberania agroalimentar do país.

Da mesma forma, o Programa Nacional de Mudas Científicas, promovido pelo Governo Bolivariano, por meio do Ministério do Poder Popular para a Ciência e Tecnologia (Mincyt), visa promover o estudo da ciência e da tecnologia entre as gerações futuras. Esta visita à ACAV é um passo importante nesse sentido, pois permite aos alunos vivenciar em primeira mão o potencial da investigação agrícola e da aplicação do conhecimento científico no terreno.

Fonte: MinCyT

VTV/AM/DS/DB/

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."