desde empresas totalmente queimadas até famílias vendo suas casas queimarem

Em Portugal, as chuvas permitiram extinguir os últimos focos de incêndio que Eles devastaram mais de 120 mil hectares e deixou cinco mortos na semana passada. Os danos levaram o governo a declarar estado de calamidade nos municípios afetados.

Um incêndio que, além de afetar o território português, devastou empresas e casas de moradores próximos. Um deles é o da Raquel. “Havia 5 campistas aqui. Meu marido fez trabalhos e reparos em RV. “Eu vi tudo queimar.” “Comecei a chorar e a gritar com os bombeiros.”

Mesmo sendo ela a responsável por resfriar a região para evitar o fim trágico dos últimos dias, o fogo veio da montanha com muita força, destruindo tudo em seu caminho. Danos materiais, que neste caso ascendem a mais de 100.000 euros.

Eles não são os únicos. Outro estabelecimento comercial também foi destruído pelas chamas. “Aqui tudo está destruído. Não vi nenhum bombeiro. “Só vi vizinhos jogando água.” Embora existam alguns, como José, que conseguiu salvar a sua casa, situada mesmo ao lado da sua fábrica de móveis.

Porém, a sorte não favoreceu a todos. Outras casas foram reduzidas a cinzas, desde a cozinha até à sala. “A casa pegou fogo, perdemos os animais, o carro, perdi a vida toda aqui”. Uma vida que agora terão que começar do zero.

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."